Saúde intensifica vacina contra o sarampo em Capivari

Brasil tem registrado casos da doença e é importante que população atualize a Caderneta de Vacinação

A Prefeitura de Capivari, por meio da Secretaria da Saúde, solicita que a população capivariana se atente à Caderneta de Vacinação e atualize as doses faltantes contra o sarampo. A medida está sendo tomada devido aos números de casos registrados no País, sendo assim haverá uma intensificação da vacina no município.

O esquema vacinal prevê a aplicação das seguintes doses por idade:

– Crianças: 1º dose aos 12 meses e 2º dose aos 15 meses;

– Crianças com 7 anos ou mais e adolescentes: 2 doses de SCR (sarampo, rubéola e caxumba);

– Adultos de 20 a 29 anos: duas doses de SCR;
– Adultos acima de 30 anos e os nascidos a partir de 1960, devem ter pelo menos 1 dose de SCR;

– Mulheres no Puerpério até 29 anos: duas doses de SCR;
– Mulheres no Puerpério acima de 30 anos: Dose Única.

Sendo assim, é importante que se dirijam até a unidade de saúde mais próxima as crianças entre 1 ano e 1 ano e 3 meses; crianças com 7 anos ou mais e adolescentes, adultos de 20 a 59 anos; e mulheres que tiveram filho em até 45 anos. Para tomar a vacina é necessário apresentar a Caderneta de Vacinação para que sejam observadas pelos profissionais de saúde.

Sobre a doença

O sarampo é uma doença viral altamente contagiosa, podendo evoluir com complicações graves. A mesma é transmitida por meio das secreções expelidas pelo doente ao falar, tossir e espirrar. A vacina tríplice viral é a medida de prevenção mais segura e eficaz contra o sarampo, protegendo também contra a rubéola e a caxumba.

A vacina SRC não é recomendada para as crianças menores de seis meses, gestantes e indivíduos que apresentem contraindicações médicas.

Mais informações podem ser obtidas na Vigilância Epidemiológica que fica localizada no Posto de Saúde Central, na Rua Padre Haroldo, 553, centro, ou pelo telefone: 3492-8205.

Comentários

Notícias relacionadas