Saúde inicia Projeto Ambulatório de Cardiologia Itinerante

A Secretaria de Saúde de Santa Bárbara d’Oeste, por meio da Atenção Básica e Núcleo de Especialidades Médicas, iniciou o Projeto “Ambulatório de Cardiologia Itinerante”. A ação ocorreu na última semana nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) “Dr. Joel Lincoln May Keese”, no Vista Alegre, e “Dr. José Togeiro de Andrade”, no Jardim São Francisco. A expectativa, segundo informações da Secretaria, é atender 400 pacientes até o final do ano. A iniciativa da Administração Municipal irá percorrer todas as UBSs.

A atividade consiste no atendimento de médico cardiologista aos pacientes classificados como casos leves. O especialista faz o diagnóstico e o clínico geral da própria unidade mantém o segmento. Para a ação são convocados os pacientes que estão com encaminhamento na Central de Regulação da Secretaria de Saúde. No dia da consulta é necessário estar com encaminhamento médico e exames de eletrocardiograma e raio-x de tórax recentes.

Antes das consultas é realizada uma Sala de Espera Ativa pelo cardiologista Dr. Raphe Massad Junior. O profissional explica aos presentes a necessidade do cuidado e controle da hipertensão arterial. “Nessa atividade procuramos mostrar que para melhor resposta ao tratamento, além do uso correto de medicação, é necessário realizar mudanças no hábito de vida, como alimentação saudável e atividade física”, destacou.

Comentários

Notícias relacionadas