Portal SB24Horas

Conteúdo é aqui!

Saúde do homem: exames preventivos podem salvar vidas

Política Nacional de Saúde do Homem visa promover melhoria das condições de saúde da população masculina Foto: Rádilson Carlos Gomes / MS
A mortalidade masculina se dá, na maioria das vezes, por causas externas como homicídios, tabagismo, acidentes de transporte, doenças cardiovasculares, diabetes, cirrose e cânceres, especialmente os de próstata, pele, pulmão e brônquios.

 

Para ampliar o acesso dos homens aos serviços médicos, o Ministério da Saúde criou, em 2009, a Política Nacional de Saúde do Homem, que visa promover a melhoria das condições de saúde da população masculina brasileira, contribuindo para a redução das taxas de mortalidade dessa população.

O chefe do Serviço de Urologia do Hospital Federal de Ipanema, Antônio Cláudio Ahouagi, explica que até pouco tempo a população masculina não costumavam frequentar serviços médicos para prevenção. O urologista, no entanto, acredita que isso tem mudado. “Mesmo com medos e dúvidas, os homens tem vindo fazer exame. Geralmente aparecem na primeira consulta acompanhados da esposa ou algum familiar”, conta.

O coordenador da Área Técnica de Saúde do Homem (ATSH) do Ministério da Saúde, Eduardo Schwarz Chakora, recomenda aos homens a pratica de exercícios físicos e a realização de exames de rotina periodicamente. “O melhor é previnir-se e tomar cuidado com a saúde”, lembra o psicólogo. O mineiro Wagner Santos, 58 anos, aprendeu a importância da prevenção da maneira mais difícil. Quando tinha apenas 39 anos, teve um princípio de infarto. Com o susto, ele passou a cuidar melhor da saúde. “Antes disso, nunca havia me preocupado”, conta.

Wagner e sua esposa passaram a fazer exames periodicamente. A alimentação da família foi modificada e agora todos se preocupam um pouco mais com o que estão consumindo. “Hoje meu churrasco é feito com carne magra, sem as gorduras todas que eu costumava ingerir”, conta o aposentado, que também cortou da dieta refrigerantes e frituras.

A Área Técnica de Saúde do Homem já  produziu algumas campanhas para incentivar a utilização dos equipamentos de saúde pela população masculina e também para o exercício de uma paternidade consciente e cuidadosa. Baixe e compartilhe esse material.

Fonte: Kathlen Amado / Blog da Saúde

Comentários

Dennis Moraes