27 de abril de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Saúde de Nova Odessa passa a imunizar moradores de 18 anos ou mais com vacina bivalente contra a Covid

Compartilhe essa notícia!

Prossegue também a Campanha de Multivacinação de crianças, adolescentes e adultos, para atualizar a caderneta de todos

 

Por

Diretoria de Comunicação da Prefeitura de Nova Odessa/SP

 

A Prefeitura de Nova Odessa, por meio da Secretaria de Saúde, abriu a oferta da vacina bivalente da Pfizer contra a Covid-19 para todos os moradores da cidade com 18 anos ou mais. Assim, jovens e adultos já podem ser imunizados com a nova versão do imunizante, desde que atendem aos critérios técnicos – como já ter tomado duas doses ou mais de qualquer vacina monovalente, com a última dose há 4 meses ou mais.

 

A decisão segue movimento do próprio Ministério da Saúde. Esta é a terceira fase da campanha de reforço com o novo imunizante, que protege também contra a mutação conhecida como “variante ômicron” do vírus original SARS-CoV-2.

 

A Saúde Municipal também segue com a Campanha de Multivacinação de crianças, adolescentes e adultos, que visa atualizar a caderneta de vacinação da população – incluindo “mutirões” aos sábados, visando atender às famílias que não têm condições de comparecer a uma UBS (Unidade Básica de Saúde) durante a semana.

 

A nova vacina é aplicada como reforço 4 meses após a dose anterior. Ela estava disponível para gestantes e puérperas, idosos acima dos 60 anos, moradores (internos) e trabalhadores da Saúde e de instituições de longa permanência e pessoas imunocomprometidas. Diante da baixa procura em nível nacional, no entanto, ela passa a ser aplicada em jovens e adultos a partir dos 18 anos.

 

Os demais grupos seguem sendo vacinados, caso ainda seja necessário, com as vacinas disponíveis, até completar o esquema vacinal previsto para cada público. A imunização ocorre diariamente, das 7h às 15h30. São aplicadas a 1ª e 2ª doses em crianças a partir dos 3 anos (com ou sem comorbidades); 1ª, 2ª e 3ª doses em adolescentes a partir dos 12 anos e em adultos de 18 a 29 anos; e 1ª, 2ª, 3ª e 4ª doses para moradores com 30 anos ou mais, incluindo idosos.

 

No caso dos bebês, seguem sendo imunizadas com as vacinas Pfizer pediátrica as crianças (de 5 a 11 anos), Pfizer baby (de 6 meses a 4 anos) e Coronavac (a partir dos 3 anos). O esquema completo para crianças de 6 meses a 4 anos é com três doses, com intervalo de 4 semanas entre a 1ª e a 2ª doses e de 8 semanas para a 3ª dose. Já as crianças de 5 a 11 anos recebem o primeiro reforço (a terceira dose, ou “D3”), quatro meses após a “D2”.

 

MULTIVACINAÇÃO

 

A Secretaria de Saúde de Nova Odessa também promove a Campanha de Multivacinação. Além do atendimento diário nas sete UBSs, a Secretaria realiza os “mutirões” até agosto. Os atendimentos aos sábados na forma de rodízio são sempre das 7h às 12h. O próximo mutirão’ é dia 06 de maio, durante a Campanha Nacional de Multivacinação.

 

As datas seguintes são: UBS Jardim São Francisco (20/05), UBS Jardim São Jorge (27/05), UBS Jardim Marajoara (03/06), UBS Nossa Senhora de Fátima (10/06), UBS Centro (24/06), UBS Jardim São Jorge (01/07), UBS Jardim São Manoel (08/07), UBS Jardim São Francisco (15/07), UBS Jardim Alvorada (22/07), UBS Jardim Marajoara (29/07), UBS Jardim Nossa Senhora de Fátima (05/08), UBS Centro (12/08), UBS Jardim São Jorge (19/08) e UBS Jardim São Manoel (26/08).

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!