13 de maio de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Saúde da PMNO faz mutirão de testes rápidos de DSTs neste sábado no novo CRI – Centro de Referência de Infectologia

Compartilhe essa notícia!

Por

Diretoria de Comunicação da Prefeitura de Nova Odessa/SP

 

Neste sábado, dia 02/12, a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Nova Odessa, através da Vigilância em Saúde, promove um “mutirão” de testes rápidos gratuitos de HIV, sífilis, tuberculose e hepatite. O atendimento vai acontecer no recém-montado CRI (Centro de Referência de Infectologia), que fica na Rua 1º de Janeiro, nº 280, no Centro da cidade – ao lado da empresa A Executiva e em frente à Caixa Econômica Federal. O atendimento vai das 8h às 12h do sábado.

 

Na 1ª semana de dezembro, os municípios paulistas promovem, em todo o Estado de São Paulo, a Campanha do “Fique Sabendo” – iniciativa do “Dezembro Vermelho”, o mês da conscientização e prevenção da Aids e outras DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis), como a sífilis, a tuberculose e as hepatites B e C.

 

A equipe também orienta os moradores a procurarem as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) da cidade diariamente, das 7h às 16h, para fazer gratuitamente um teste rápido e conhecer sua condição sorológica.

 

Além do novo CRI, todas as UBSs oferecem durante o mês a testagem rápida de HIV, sífilis, e hepatites B e C, bem como o acompanhamento e tratamento gratuitos. A intenção é conscientizar as pessoas a fazerem o teste e, em caso positivo, procurar o tratamento.

 

O CRI

 

O novo CRI (Centro de Referência em Infectologia) de Nova Odessa foi montado pela Secretaria de Saúde para atendimento exclusivo e humanizado aos pacientes com DSTs, principalmente HIV/Aids e hepatites virais. O telefone é o (19) 3476-4442. O Centro de Referência de Infectologia vai unificar serviços como a distribuição de medicamentos, a coleta de exame e consultas de acompanhamento desses pacientes em tratamento, oriundos dos demais serviços municipais de Saúde.

 

“Esse nome foi carinhosamente escolhido pelo Conselho Municipal de Saúde de Nova Odessa. Até hoje, os pacientes que necessitam de atendimento de Infectologia em nossa cidade precisavam se deslocar por vários endereços para conseguir seguir com o tratamento e acompanhamento que precisam. A partir de agora, os pacientes passarão em consulta com equipe multidisciplinar, farão exames e receberão os medicamentos num só lugar – no CRI”, explicou a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Paula Mestriner.

 

“O CRI também nasce com a missão de ser um Centro de Referência em Educação para as ISTs/Aids e hepatites virais para os profissionais da Rede de Saúde de Nova Odessa. E a mais importante das missões: melhorar os Indicadores de Saúde da população vivendo com HIV no município”, completou a diretora de Saúde do Município, Joseane Martins Gomes.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!