24Horas Saúde 

Saúde da Mulher registra aumento de 35% em atendimentos

O número de atendimentos realizados pela Secretaria de Saúde de Santa Bárbara d’Oeste no programa “Saúde da Mulher” teve um aumento de 35% na comparação entre 2013 e 2012. O dado consta no balanço de atividades do setor divulgado nesta terça-feira (14) pela Prefeitura. Durante os 12 meses do ano passado foram realizados 8.826 atendimentos contra 6.512 em 2012, registrando-se uma média mensal de 735 procedimentos.

 

Os atendimentos foram realizados nos ambulatórios de patologia cervical, pré-natal de alto risco, pré-natal para adolescentes, ginecologia para adolescente, ambulatório de cirurgia ginecológica, mastologia, ultrassonografia de mama, biópsias de mama e colo de útero com diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo, além de procedimentos em grupos para adolescentes e gestantes, ambulatório de planejamento familiar com oferta para laqueadura e vasectomia.

 

Muitas das ações passaram a ser realizadas em espaço exclusivo para as mulheres na sede no Centro de Referência em Saúde da Mulher, no Centro da cidade, fato destacado pela coordenadora do setor, Gisele Domiciano Araújo de Paula. Para ela, este foi um dos principais avanços no ano passado. “Trata-se de um novo espaço, exclusivo para o atendimento da Saúde da Mulher, onde diversos exames podem ser realizados. Destaca-se, por exemplo, o diagnóstico precoce dos casos de Câncer de Mama dentro deste serviço por meio de biopsia guiada por ultrassom”, disse. “Novas pacientes estão entrando na rede municipal. O mais importante é a resolução de casos dentro do próprio município sem a necessidade de realizar encaminhamentos para outras cidades da região como ocorria anteriormente”, completou.

 

Na análise do secretário de Saúde de Santa Bárbara d’Oeste, Laerte Zucolo, o aumento de 35% nos atendimentos é significativo em um primeiro ano de nova gestão da pasta. “Consideramos um número a ser destacado. Esperamos que em 2014, possamos superar esta marca não somente em quantidade, mas principalmente em qualidade”, afirmou. “Tivemos ótimos resultados, por exemplo, com o ‘Outubro Rosa’, evento que mobilizou a intersetorialidade municipal e o setor privado com orientações, caminhadas, exames, entre outras ações”, salientou.

 

Zucolo ainda agradeceu toda a equipe envolvida nos atendimentos e previu um avanço ainda maior em 2014. “Agradeço a todos que colaboraram para que o expressivo aumento no número de atendimentos fosse possível com apenas um ano de funcionamento. Vamos avançar ainda mais, haja vista a nova estrutura e os novos equipamentos em funcionamento. Quem ganha com isso é a população”, finalizou.

 

Foto: Marcel Carloni

 

Assessoria de Imprensa

Comentários

Leia também...

Leave a Comment