18 de abril de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Saúde da Mulher orienta sobre o câncer de mama

Compartilhe essa notícia!

A Secretaria de Saúde de Santa Bárbara d’Oeste, por meio do Centro de Referência em Saúde da Mulher, orienta as mulheres sobre a importância dos exames preventivos do câncer de mama. O setor tem por objetivo o atendimento global à saúde feminina, contando com uma equipe formada por recepção, enfermagem, psicologia, médicos ginecologistas, obstetras e mastologistas.

O câncer de mama é o mais comum entre as mulheres, sendo o segundo tipo mais frequente no mundo e respondendo por 22% dos casos novos a cada ano. De acordo com dados do INCA (Instituto Nacional de Câncer), quando diagnosticado e tratado oportunamente, o prognóstico é relativamente bom. No Brasil, estima-se 57.120 casos novos em 2014 e o número de mortes, segundo dados de 2011, chegou a 13.345.

Em vista deste cenário, a equipe de Mastologia tem a missão de realizar inicialmente a prevenção primária com orientações de mudança de hábitos de vida e palestras educativas. Nas consultas as pacientes têm seus exames avaliados, são examinadas e a conduta tomada de acordo com cada caso. Para o rastreamento do câncer de mama são realizados mamografias, ultrassons de mama e avaliação clínica. Os exames devem ser realizados anualmente após os 40 anos, ou com outra periodicidade a critério clínico.

O mastologista Denis Seiiti Aoki, comentou sobre o procedimento a ser adotado nos casos alterados. “Podem ser seguidos ou submetidos a biópsias. A “core biopsy” (biópsia de agulha grossa) e a PAAF (punção aspirativa por agulha fina) são procedimentos diagnósticos e terapêuticos sendo realizados e guiados por ultrassom. A finalidade sempre é tentar fazer o diagnóstico precoce do câncer de mama, uma vez que se encontrados em estágios iniciais a chance de cura é bem maior”, explicou.

Sobre o tratamento, o médico destacou a importância do diagnóstico precoce. “As pacientes com patologias benignas são acompanhadas e cirurgias para tratamento eventual delas são realizadas pelo nosso serviço. Os casos de câncer de mama são encaminhados à referência do setor terciário já com diagnóstico histológico, o que agiliza o tratamento, condição a qual o tempo faz enorme diferença”, completou.

O Centro de Referência em Saúde da Mulher funciona de segunda à sexta das 7 às 16h30, na Rua XV de Novembro, 1.157, Centro. Para ser atendida a mulher deve passar por consulta com o ginecologista da rede na UBS (Unidade Básica de Saúde) mais próxima de sua casa e se houver necessidade este irá encaminhá-la para o setor. Informações podem ser obtidas pelo telefone: 3454-1990.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!