28 de março de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Saúde: Conheça as diferenças entre a dengue e a febre Chikungunya

Compartilhe essa notícia!
As altas temperaturas e a ocorrência de chuvas facilitam a proliferação do Aedes aegypti, transmissor da dengue e da febre Chikungunya. Por isso, é importante que a população fique atenta e evite a formação de criadouros (confira as orientações abaixo), pois a única forma de combater as doenças é evitar a proliferação do mosquito responsável pela transmissão.
A dengue e a febre Chikungunya são popularmente chamadas de “primas”.  No entanto, apesar de o agente transmissor  ser o mesmo e os sintomas semelhantes, os vírus são muito diferentes e não são “parentes próximos”.
O médico epidemiologista e coordenador do Programa de Controle da Dengue de Campinas, André Ribas Freitas, explica as diferenças entre as doenças:
DENGUE
Sintomas:  febre, dor generalizada em todo o corpo, dor de cabeça e, em alguns casos, manchas vermelhas.  O quadro é sempre agudo e nunca fica crônico.
Tratamento:  A hidratação é fundamental . As dores são tratadas com analgésicos receitados pelo médico.
Período de incubação do vírus no mosquito: 6 a 15 dias e Período de incubação em humanos: 4 a 10 dias
CHIKUNGUNYA
Sintomas:  Dor intensa e localizada nas articulações, dor de cabeça e, em algumas situações, manchas vermelhas pelo corpo. Alguns casos podem ficar crônicos, com dor contínua durante meses e até anos.
Tratamento: analgésicos receitados pelo médicos e hidratação (com menor intensidade que nos casos de dengue).
Período de incubação do vírus no mosquito: 2 a 7 dias e Período de incubação em humanos: 2 a 6 dias.
Como evitar:
Para evitar as duas doenças, é preciso não permitir a proliferação do Aedes aegypti.  Para isso, alguns cuidados são essenciais:
– Evitar acúmulo de água, latas, pneus e outros objetos. Os vasos de flores devem ter a água trocada a cada dois dias.
– As caixas d’água e outros recipientes usados para armazenar água devem ser vedados.
– Vasos sanitários que não estão sendo usados devem ficar fechados
Como a febre do Chikungunya ainda não ocorre em todo Brasil, é muito importante usar repelente e se proteger em locais fechados, de preferência com ar-condicionado, quando estiver em localidades em que a transmissão esteja ocorrendo. Atualmente, entre outros locais, há registros da doença no Caribe e em algumas cidades do interior da Bahia, como por exemplo, Feira de Santana.
(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!