12 de maio de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Saúde capacita profissionais da rede sobre prevenção ao suicídio

Compartilhe essa notícia!

A Secretaria de Saúde de Americana está realizando a capacitação de profissionais da rede municipal sobre prevenção ao suicídio nesta semana. A ação é coordenada pela rede de saúde mental e tem como tema “A vida é a Melhor Escolha”, em alusão à campanha Setembro Amarelo. Enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, recepcionistas, agentes comunitários de saúde, entre outros profissionais estão envolvidos na capacitação. As atividades ocorrem desde terça-feira (12) e terminam nesta quinta-feira (14).

 

As palestras são ministradas pela enfermeira Paula Reimão, responsável pelo Núcleo de Educação Continuada em Saúde Mental do município, e ocorrem no auditório da Secretaria de Saúde. “É muito importante reforçarmos esse tema junto aos profissionais, porque é uma situação que infelizmente pode ser vivenciada por eles durante a rotina de trabalho. Por isso a importância de fortalecermos ainda mais a nossa rede, com a perspectiva de identificarmos comportamentos que indicam fator de risco para o suicídio e fazer a prevenção”, destaca Paula.

 

Na capacitação, a profissional aborda questões como as barreiras para a prevenção, mitos sobre o comportamento suicida, o impacto do suicídio na sociedade, fatores de risco e de proteção, avaliação e manejo do paciente, como abordar o paciente, avaliação da doença mental, avaliação de risco, entre outros assuntos relacionados ao tema.

 

“O suicídio tem um impacto gigantesco, seja na família ou na sociedade como um todo. As capacitações são recursos para qualificar os profissionais, na busca de salvaguardar o bem mais precioso, que é a vida humana”, diz o secretário de Saúde, Danilo Carvalho Oliveira.

 

De acordo com a Vigilância Epidemiológica de Americana, neste ano, até 31 de julho, o município registrou 119 tentativas de suicídio, sendo 26% de casos reincidentes. Do total, 34 foram feitas por homens e 85 por mulheres. Já os óbitos por suicídio, até agosto, chegaram a 11 casos, sendo oito homens e três mulheres.

 

Texto e fotos por Amauri de Souza (MTB – 27.493)

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!