24 de abril de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Sarau reúne músicos para celebrar Dia da Consciência Negra, dia 18/11, em Piracicaba

Compartilhe essa notícia!

Evento no dia 18, realizado pelo Movimento Liberdade Liberdade, trará canções e composições de autores negros

 

O Movimento Liberdade Liberdade promove no próximo dia 18 de novembro, segunda-feira, a partir das 19h30, no Ponto de Cultura Garapa, o 2º Sarau Cultural – Edição Pérola Negra, em homenagem ao mês da Consciência Negra, uma iniciativa em parceria com grandes músicos da cidade. A entrada é gratuita.

A proposta é oferecer ao público um verdadeiro cardápio musical e poético, com apresentações ao vivo de obras de grandes autores negros, para celebrar e reverenciar artistas fundamentais na construção da identidade cultural brasileira, além de uma reflexão sobre a contínua luta e resistência contra o racismo e desigualdades sociais.

Wagner Silva, músico piracicabano, destaca a importância do encontro para a comemoração da data. “É uma oportunidade para resgatarmos e valorizarmos a negritude através de nossos ancestrais, autores e compositores. Uma forma de agradecer e comprovar o devido valor e respeito que os negros merecem.”

Para o músico Beto Silva, o formato do sarau permite o encontro e a integração dos artistas. “É uma experiência totalmente diferente da nossa rotina de apresentações, nesse espaço maravilhoso que é o Garapa”. Sobre o tema, ele acredita ser muito importante destacar a contribuição da raça negra para as artes.

O Dia da Consciência Negra é comemorado em 20 de novembro, data da morte de Zumbi, assassinado no ano de 1695. Foi líder de Palmares, o maior quilombo do período colonial e símbolo da liberdade e resistência contra a escravidão.

O Movimento Liberdade Liberdade, um encontro de atores, diretores, produtores, músicos e profissionais de comunicação para a articulação de ações em defesa e valorização da produção artística, intelectual e da liberdade de expressão, é uma reação ao flagrante esforço do atual governo federal para desqualificar a classe artística, na tentativa de desmobilizar e asfixiar a produção cultural no País. O grupo se reúne semanalmente há dois meses, quando são debatidos temas relacionados a políticas culturais e combate à censura, além de propostas de ações no cenário cultural da cidade. Nesse período, o grupo realizou atividades como o 1º Sarau Cultural, em outubro, a ação Abrace um Artista e leituras do Manifesto em Defesa da Liberdade de Expressão durante o 14º Fentepira (Festival Nacional de Teatro de Piracicaba), no início deste novembro. O Movimento Liberdade Liberdade atua de forma voluntária, suprapartidária e aberto a receber novos colaboradores.

Interessados em participar do Sarau Cultural ou para outras informações sobre o Movimento Liberdade Liberdade, podem enviar e-mail para movimentoliberdadeliberdade@gmail.com. Acesse também o site/blog: mliberdadeliberdade.wixsite.com/meusite

 

Serviço

2º Sarau Cultural – Edição Pérola Negra

Dia 18 de novembro, às 19h30, no Ponto de Cultura Garapa (rua Dom Pedro 2º, 1.313, Centro, Piracicaba). Entrada gratuita. Realização: Movimento Liberdade Liberdade.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!