Santa Bárbara d´Oeste 

São Paulo pode abrigar exposição universal de cultura e desenvolvimento sustentável

05_Vista (1)

Na última terça-feira (5), São Paulo lançou sua candidatura para a EXPO 2020, evento que promete antecipar tendências de sustentabilidade para o mundo inteiro. Com importantes projetos de desenvolvimento, a exposição universal vai abordar a diversidade, priorizando a cultura local e os negócios verdes.

Se for aprovada, a EXPO 2020 ocorrerá em pavilhões instalados em Pirituba, zona noroeste da capital paulista. Segundo os idealizadores do projeto, a construção da estrutura vai levar em conta as características geográficas do local, mantendo a vegetação e o relevo intactos. Com o evento, a mobilidade urbana na região passará por melhorias.

Além de reunir pessoas do mundo inteiro, a EXPO 2020 vai deixar um grande legado para a metrópole. “Acreditamos que o Brasil tem capacidade de crescer de forma sustentável”, afirma Gastão Dias Vieira, ministro do turismo. De acordo com Vieira, a candidatura para a exposição é responsável por novos programas de transporte, habitação e desenvolvimento socioeconômico. No entanto, ainda não foram anunciadas as práticas de gestão de resíduos e nem as metas de redução de carbono para a EXPO 2020.

“Mesmo que São Paulo não abrigue o evento, toda a estrutura da cidade já foi repensada e nenhum investimento será perdido”, garantiu o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, durante a candidatura do município. A exposição é realizada desde 1851 e gera investimentos superiores aos de eventos esportivos, como a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos.

Para Mauricio Macri, prefeito da Argentina, o acontecimento deverá exercer grande influência fora do país e poderá ser modelo de desenvolvimento sustentável para a América do Sul. “A EXPO 2020 terá importância não só para o Brasil, mas também para toda a América Latina. Temos um brilhante futuro pela frente”, afirmou o prefeito portenho.

Ao longo dos anos, a EXPO trouxe como legado importantes construções e invenções nos países em que foi realizada. O telefone, o elevador, a máquina de escrever e até a Torre Eiffel apareceram ao mundo em edições anteriores da EXPO.

Fonte: C.V

Comentários

Leia também...

Deixe uma resposta