O Santos perdeu Neymar, seu maior astro após a era Pelé, para o Barcelona. Dispensou Muricy Ramalho, técnico recordista em títulos Brasileiro e segundo há mais tempo empregado no Brasil, após uma sequência ruim. Não venceu na atual edição do Campeonato Brasileiro e está na zona de rebaixamento.
Com duas derrotas e dois empates, já tem o segundo pior início de Brasileiro no século 21. A campanha atual é inferior apenas à largada no ano passado, quando empatou cinco vezes e perdeu outras duas.Os problemas na Vila Belmiro vão se acumulando e o time vai colecionando marcas negativas na temporada e na história.
No entanto, em 2012, o clube tinha como justificativa a disputa da Taça Libertadores paralelamente ao Brasileiro.
A equipe iniciou no Nacional em meio as quartas de final do torneio. Quatro dias após a estreia no 0 a 0 com o Bahia, o Santos bateu o Vélez Sarsfield nos pênaltis, na Vila.
Depois encarou o Corinthians na semifinal do torneio sul-americano, o que fez o técnico Muricy Ramalho popuar seus principais jogadores no Brasileiro.
Já este ano a equipe disputa desde o início somente o Brasileiro. Teve Neymar e Muricy na primeira rodada, quando empatou sem gols com o Flamengo. Ainda teve Muricy, mas Neymar não, no revés para o Botafogo por 2 a 1, em Volta Redonda.
Depois foi comandado pelo interino Claudinei Oliveira nos jogos contra o Grêmio (1 a 1) e Criciúma (1 a 3). O time faz mais um jogo ainda antes da pausa para a Copa das Confederações. Na quarta-feira irá encarar o Atlético-MG, na Vila Belmiro.
O Santos está sem vencer há sete jogos. É a pior sequência do time desde julho de 2012, quando ficou oito partidas sem triunfar.
Fonte: Folha de SP