20 de maio de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Santa Bárbara reforça ações de monitoramento e orientação sobre Febre Maculosa

Compartilhe essa notícia!

A Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste, por meio do Departamento de Vigilância em Zoonoses, vinculado à Secretaria de Saúde, reforça as ações de monitoramento e orientação sobre a Febre Maculosa no Município. Equipes intensificaram o monitoramento acarológico, popularmente conhecido como “arrasto”, em diversas áreas da cidade.

A técnica consiste em arrastar um pano branco em áreas de provável ocorrência de carrapatos, coletar os indivíduos capturados e identificar as espécies no laboratório entomológico do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses). Paralelo à ação, também ocorre a distribuição de materiais informativos sobre a doença e orientações aos munícipes.

Nesta semana profissionais intensificaram este monitoramento nos parques Taene, dos Jacarandás, dos Ipês e Araçariguama, além da extensão da Avenida da Saudade, no bairro Residencial Furlan. O cronograma segue na próxima semana, onde serão contempladas áreas nas margens do Ribeirão dos Toledos, praças e áreas verdes nos bairros Residencial Furlan e Vila Grego. Ao longo das próximas semanas outras regiões do Município também receberão a ação.

Ações ininterruptas

O Departamento de Vigilância em Zoonoses realiza constantemente o monitoramento de áreas de infestação de carrapatos e LPIs (Locais Prováveis de Infecção) em casos suspeitos e confirmados de Febre Maculosa Brasileira. Todos os casos suspeitos notificados são encaminhados ao setor, que realiza visita e investigação, para descobrir o local que a pessoa frequentou e orientar quanto aos cuidados necessários, além de mapear os pontos com presença de carrapatos. Em 2023, as equipes já realizaram 93 visitas com esta finalidade.

Os locais do Município, com presença do carrapato-estrela, possuem placas de identificação, sendo classificados como áreas de risco ou de transmissão de Febre Maculosa Brasileira.

Além disso, o setor realiza ao longo do ano diversas ações de informação e orientação, por meio de palestras, entrevistas e distribuição de panfletos, voltados tanto à população, quanto aos profissionais da Secretaria de Saúde (médicos, enfermeiros e outros). Nesse ano já foram realizadas 21 palestras sobre o tema, atingindo um público total de 1.846 pessoas. Deste número, 175 são profissionais da área de saúde, que receberam orientações da equipe para atenção aos casos suspeitos, sintomas, tratamento e protocolos para realização de exames.

A Secretaria de Saúde alerta que a região de Campinas é considerada como área endêmica para Febre Maculosa. O período sazonal da doença geralmente ocorre entre junho e setembro.

É importante a população ficar alerta quanto a frequentar áreas de risco de transmissão da doença (matas, beiras de rio, áreas de pescaria, etc) e, apresentando os sintomas (febre, dor no corpo, fraqueza), procurar um serviço de saúde para início do tratamento, relatando ao médico que frequentou áreas de risco e/ou teve contato com carrapatos nos últimos 15 dias.

Doença

A Febre Maculosa Brasileira é uma doença infecciosa de letalidade alta, causada por uma bactéria da espécie Rickettsia rickettsii. Esta bactéria é transmitida ao homem em nossa região por meio da picada do carrapato (vetor) da espécie Ambliomma cajenense, popularmente denominado de carrapato estrela. O carrapato é de ocorrência comum em capivaras e outros animais silvestres, mas também pode acometer animais domésticos.

Devido à presença e ao comportamento do carrapato vetor, a doença é mais comumente adquirida por pessoas que frequentam áreas rurais e peri urbanas, regiões com matas e capineiras, próximas a cursos d’água como rios, córregos e lagoas. Os sintomas da doença se caracterizam por febre de aparecimento súbito, mal estar geral, dores musculares e na cabeça, podendo ainda aparecer vômitos e diarréia. Com a evolução podem aparecer as manchas avermelhadas nos membros inferiores, na palma das mãos e planta dos pés.

Em caso de dúvidas, o cidadão pode entrar em contato pelo telefone (19) 3463.8099, de segunda a sexta-feira, das 9 às 16 horas, ou pelo e-mail: ccz.saude@santabarbara.sp.gov.br

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!