Skip to content
Primary Menu
  • Brasileirão 2026
  • Formula E
  • Santa Bárbara d´Oeste
  • Feiras Livres
  • Brasil / Mundo
  • Região
  • Política
  • Social
  • Musa 24 Horas
  • Auto Motor
  • Saúde
  • Opinião
  • Dennis Moraes
  • TV24HORAS
Light/Dark Button
  • SE INSCREVA EM NOSSO CANAL
SB24HORAS

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Santa Bárbara reduz 65% dos casos de dengue

Redação 15 de julho de 2021 3 minutes read

A Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste segue de forma ininterrupta com as ações de combate ao Aedes aegypti – mosquito transmissor da dengue, zika vírus, chikungunya e febre amarela urbana. Devido às ações das equipes, o número de casos de dengue caiu 65% em 2021 – em comparação com o mesmo período do ano passado. Apesar de ser esperada uma redução dos casos de dengue nos meses mais frios, as ações seguem ininterruptas na cidade.

  • SAFE GREEN - CERTIFICADO DIGITAL

Somente neste mês as equipes de visitas de rotina casa-a-casa realizaram vistorias e orientações nos bairros Distrito Industrial, São Francisco II, Jardim Santa Rita, Jardim Eldorado e Estrada do Barreirinho. As equipes de nebulização trabalham em quadras dos bairros Vila Borges, Jardim São Francisco, Jardim Santa Inês, Jardim Rosemary e Jardim Eldorado.

Neste mês também teve início a Avaliação de Densidade Larvária para estimar o Índice de Breteau em imóveis sorteados em toda a área urbana do município. Serão visitados aproximadamente 3,5 mil imóveis no total. Equipes visitam nesta semana imóveis da Vila Aparecida, Jardim Santa Rita, Jardim São Francisco, Parque Rochelle, Conjunto Roberto Romano e Laudissi.

Durante as visitas, os moradores são orientados quanto aos cuidados necessários para impedir a proliferação de mosquitos. O ponto central desta orientação é a eliminação de possíveis criadouros – qualquer recipiente ou estrutura que possa acumular água e serve de abrigo para o desenvolvimento das larvas do Aedes aegypti.

Os principais criadouros encontrados na cidade são: tambores de armazenamento de água sem proteção adequada (tela ou tampa), baldes, caixas d’água destampadas, pneus, vasos de planta na água, prato pingadeira, calhas entupidas ou desniveladas, entre outros objetos que ficam expostos à chuva.

As áreas onde as equipes fazem nebulização são classificadas como área de transmissão. Portanto, é fundamental que o munícipe abra o imóvel – portas e janelas – para que a equipe consiga aplicar o inseticida no interior do imóvel, que é onde vive o mosquito. Além disso, é imprescindível a busca por criadouros e a sua eliminação.

No caso de sintomas, a pessoa deve buscar atendimento médico e não se automedicar – já que alguns medicamentos podem agravar o quadro.

Em caso de dúvida, a pessoa pode entrar em contato com a Divisão de Controle de Vetores, vinculado à Secretaria de Saúde, de segunda a sexta-feira, das 7 às 16h30, pelo telefone (19) 3463.8099 ou ainda pelo e-mail: ccz.saude@santabarbara.sp.gov.br.

  • Facebook
  • Share on X
  • LinkedIn
  • WhatsApp
  • Email
  • Copy Link

About the Author

Redação

Administrator

View All Posts

Post navigation

Previous: Quadro clínico do presidente evolui, mas ainda não há previsão de alta
Next: Atletas da natação do Esporte Clube Barbarense participam do Paulistão FAP Infantil de Inverno
  • Quem Somos
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Expediente

Tags

#SantaBárbaraD'Oeste Americana Bebel Brasil campanha Crianças cuidados cultura DAE Dengue Dennis Moraes desenvolve sbo dicas Economia educação emprego fiscalização informações inscrições LBV Nova Odessa Obras opinião PAT piracicaba prefeitura prevenção Rafael Piovezan SantaBarbaraDOeste Santa Bárbara Santa Bárbara d´Oeste saúde saúde mental SaúdePública SB24Horas SBO sbocity solidariedade Sustentabilidade Suzano Tivoli Shopping TivoliShopping Vacinação vagas Vereadores
  • Podóloga Especialista pés Diabéticos
  • Podóloga Especialista pés Diabéticos
  • APOSERV SERVIÇOS PREVIDENCIÁRIOS
  • APOSERV SERVIÇOS PREVIDENCIÁRIOS
  • APOSERV SERVIÇOS PREVIDENCIÁRIOS

Desenvolvido por Dennis Moraes - Portal SB24HORAS

Menu
  • Quem Somos
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Expediente