O prefeito Denis Andia e o secretário de Meio Ambiente, Rafael Piovezan, assinaram nesta sexta-feira (28/06) convênio com o Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ), para a produção de mudas no Viveiro Municipal. Também esteve presente o vice-presidente do Programa de Proteção aos Mananciais, Hélio Figueiredo, o secretário executivo da entidade, Francisco Lahóz, e o coordenador técnico, Guilherme Valarini.
Pelo convênio, o Município se torna parceiro do Consórcio nas ações de recuperação de áreas de matas ciliares nas Bacias do PCJ. A entidade oferece apoio no fornecimento de insumos (saquinhos, sementes, ferramentas, dentre outros) voltados à produção, além do intercâmbio de informações e em contrapartida recebe as mudas nativas que serão utilizadas em projetos de reflorestamento.
O prefeito Denis Andia destacou o esforço do Município na realização de projetos de desenvolvimento sustentável. “É mais um avanço que Santa Bárbara dá no sentido da preservação e recuperação do meio ambiente. Essa parceria vem auxiliar na recomposição de tantos e tantos anos de uma política de degradação do meio ambiente frente ao avanço urbano que muitas vezes ocupam o espaço que sempre foi do meio ambiente”, comentou.
Para o secretário de Meio Ambiente, Rafael Piovezan, a parceria com um órgão importante, como o Consórcio PCJ, mostra que a Administração Municipal trata com seriedade as questões do meio ambiente. “Além da troca de experiência, o nosso viveiro poderá receber mudas e sementes de outros viveiros e com isso ter um aporte maior na produção de mudas. Estamos nos esforçando na busca de recuperar áreas degradadas dentro do município”, comentou.
O Programa de Proteção aos Mananciais possui 21 anos de atividades e já plantou quase 4 milhões de árvores às margens dos rios da região, contribuindo para a qualidade e quantidade da água. Santa Bárbara d’Oeste é o 16º município a aderir ao programa.
O vice-presidente de projetos do Consórcio PCJ, Helio Rubens Figueiredo, agradeceu ao prefeito pela iniciativa e destacou a importância da parceria. “É uma parceria de extrema importância, no sentido de ampliarmos o programa, trazendo mais benefícios para a região e disseminando a importância do reflorestamento na preservação dos recursos hídricos”, disse.
Ao final, o coordenador técnico de projetos, Guilherme Amstalden Valarini, entregou ao prefeito e ao secretário diversas sementes para o início da produção de mudas no viveiro. Também participou da assinatura do convênio, Francisco Carlos Castro Lahóz, secretário executivo do Consórcio PCJ.
Assessoria de Imprensa