SB24Horas

Notícias na hora certa!

Santa Bárbara estreia no Campeonato Paulista de Flag

A cidade de Santa Bárbara d’Oeste será representada pela primeira vez por um time de futebol americano em um campeonato oficial. O Santa Bárbara Rednecks estreia neste domingo (7) no Campeonato Paulista 2013, modalidade flag, da APFA (Associação Pró-Futebol Americano). O jogo será contra o Piracicaba Cane Cutters, vice-campeão paulista de 2012, e tem início às 10h no Estádio Joel Job Fachini – Comercial FC, em Araras, com entrada franca.

Segundo o coordenador da equipe, Élio Augusto Martins, o objetivo do time no campeonato é adquirir experiência. “Vamos enfrentar equipes fortes, que já possuem uma grande estrutura e disputaram diversos campeonatos. Queremos aprender com eles, mas também mostrar nosso jogo. Temos um grupo motivado e que dará o seu melhor”, afirma.

O Santa Bárbara Rednecks foi fundado em julho de 2012 e é o primeiro time de futebol americano da cidade. Seguindo a tradição do esporte em utilizar nomes em inglês para as equipes, o time recebeu o apelido de “Rednecks”, que significa caipira. “É uma homenagem carinhosa à história da cidade. No nosso distintivo usamos a bandeira dos confederados, o que remete à fundação de Santa Bárbara d’Oeste e a forte presença de imigrantes dos Estados Unidos na região, já que o país é o berço do futebol americano”, completa Élio.

Flag Football

O flag é uma modalidade do futebol americano em que os atletas utilizam um cinto com uma bandeira (flag) de cada lado da cintura. Cada equipe atua com oito jogadores e o objetivo é chegar com a bola oval ao final do campo de defesa do adversário, chamado de end zone. As regras são similares às do futebol americano profissional, mas para parar a jogada não é permitido derrubar o adversário, e sim retirar uma das bandeiras do cinto.

O campeonato paulista de flag da APFA reúne 20 equipes da capital e do interior, divididas em cinco grupos. O Santa Bárbara Rednecks está na divisão norte da Conferência Caipira, que tem também Piracicaba Cane Cutters, Araras Steel Hawks e Barretos Carcarás.

O Santa Bárbara Rednecks treina todos os sábados, às 16h, e domingos, às 9h30, no campo do Centro Social Urbano. Para fazer parte do time ou mais informações, acesse a página da equipe no Facebook: www.facebook.com/SantaBarbaraRednecks