Santa Bárbara d’Oeste promove ações alusivas ao Setembro Amarelo

Um assunto delicado, mas que requer ampla reflexão. Com o tema “Falar é a Melhor Solução”, a Prefeitura de Santa Bárbara promove durante este mês uma série de ações alusivas ao Movimento Setembro Amarelo. Serão realizadas diversas atividades de sensibilização e prevenção ao suicídio. O objetivo é trazer o tema para discussão, por meio dos serviços que compõem a Rede de Saúde Mental e a Rede Intersetorial do Município.

Segundo dados do Ministério da Saúde, cerca de 11 mil pessoas tiram a vida no Brasil a cada ano. “Trazer o tema para discussão é fundamental, porque entendemos que muitas vidas podem deixar de ser perdidas por meio de simples gestos, como ouvir, falar, buscar ajuda. Muitas vezes dividir o problema, sentindo-se acolhido, pode impedir o pior e evitar uma atitude extrema”, avaliou a secretária de Saúde, Lucimeire Cristina Coelho Rocha.

Desde o início da semana, as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e demais setores da Secretaria de Saúde contam com decoração especial e Salas de Espera Ativa voltadas ao tema. No dia 14 será realizado um evento na Praça Coronel Luiz Alves (Central) com apresentações culturais e atividades de sensibilização. A ação será coordenada pelo NES (Núcleo de Educação em Saúde) e Departamento de Saúde Mental.

Comentários

Notícias relacionadas