Skip to content
SB24HORAS

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

  • 2
  • SE INSCREVA EM NOSSO CANAL
Primary Menu
  • Formula E
  • Santa Bárbara d´Oeste
  • Política
  • Região
  • Brasil / Mundo
  • Feiras Livres
  • Cultura
  • Auto Motor
  • Dennis Moraes
  • Social
  • Saúde
  • Opinião
  • TV24HORAS
Light/Dark Button

Santa Bárbara d´Oeste ganha nova obra literária

Redação 4 de julho de 2018 9 minutes read
Compartilhe essa notícia!

Fundação Romi lança 2ª edição do livro “História de Santa Bárbara d´Oeste” em comemoração ao bicentenário do município.

 

“Santa Bárbara d´Oeste, 200 anos completados em 2018. Uma história escrita com múltiplas mãos. As mãos de dona Margarida da Graça Martins, uma das poucas mulheres a fundar uma cidade no Brasil, nos tempos do Ciclo da Cana-de-Açúcar. Ou as mãos de imigrantes norte-americanos, como William e Robert Norris, que contribuíram para um dos traços culturais singulares da cidade. E também as mãos de muitos oriundi, os imigrantes italianos, entre tantos outros, de enorme contribuição para o desenvolvimento do Brasil. No século 20, as mãos de empreendedores como Américo Emilio Romi, que ajudou a projetar o nome de Santa Bárbara d´Oeste em todo mundo, as mãos de brasileiros de tantos estados que fizeram o crescimento local, na Zona Leste e em outros pontos do município. Acompanhar essa história de dois séculos é tangenciar toda a história brasileira. Mas é, principalmente, comprovar como, em uma área fértil do estado de São Paulo, originalmente toda coberta com florestas, constituiu-se e cresceu uma comunidade vigorosa. ?Então, a?postos, vamos começar nossa viagem pela história de Santa Bárbara d’Oeste, que tem em seu brasão um resumo perfeito de suas principais influências. A coroa mural de prata que lembra a colonização portuguesa, o escudete de prata com a cruz da Ordem de Cristo exaltando as fontes cristãs, os feixes de cana-de-açúcar documentando a importância dessa atividade econômica ao longo de toda a história local, as rodas dentadas de ouro simbolizando o dinamismo industrial, os arados de ouro resgatando o pioneirismo barbarense nas técnicas agrícolas e as duas referências diretas à padroeira: a espada de ouro romana típica do século III, sinalizando o martírio de Santa Bárbara, e o dístico de prata com a frase latina Sancta Barbara Bene Juvante, que significa “Sob a boa proteção de Santa Bárbara”.

 

Assim começa a narrativa do renomado escritor, convidado pela Fundação Romi, José Pedro Martins, para a 2ª edição do livro “História de Santa Bárbara d´Oeste”, o qual será lançado em comemoração ao bicentenário do município. A obra conta ainda com a participação especial do premiado fotógrafo, Ricardo Pereira Martins.

 

A 2ª edição do livro “História de Santa Bárbara d´Oeste” é uma iniciativa da Fundação Romi, apresentada pelo Ministério da Cultura sob a proponência da Editora Kongo, patrocinada pela DENSO do Brasil e Indústrias Romi através da Lei Federal de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet. O projeto conta também com o apoio institucional da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo da Prefeitura Municipal de Santa Bárbara d’Oeste.

 

“José Pedro Martins, autor da 1º edição deste livro, publicada em 2007, volta para revisitar o texto atualizado nesses 10 anos que seguiram a este importante projeto, sobretudo, em um momento único de nossa cidade. O fotógrafo Ricardo Pereira Martins também foi uma escolha importante e valiosa para o contexto estético do livro, haja vista sua trajetória. Queríamos retratar nossa cidade com maestria”, pontua Vainer Penatti, Superintendente da Fundação Romi e Coordenador Geral do projeto. “Estamos trabalhando neste livro desde o final de 2016 para lançá-lo logo mais, no 2ª semestre deste ano. A coordenadora do nosso Centro de Documentação Histórica, Sandra Edilene de Souza Barboza, tem atuado intensamente, junto ao autor e ao fotógrafo, para contextualizá-los historicamente acerca do município, principais trechos, pontos e narrativas que serão valorizados nesta nova edição, além de também ser a responsável por todo um trabalho de revisão histórica dos textos e contextos da nova obra”, conclui.

 

Este projeto mostra a trajetória da cidade que celebra seus 200 anos. Ainda segundo o Superintendente da Fundação Romi a obra, quando do seu lançamento, será disponibilizada para os espaços municipais e todas as bibliotecas de escolas públicas e privadas de Santa Bárbara d´Oeste e municípios do entorno, cumprindo desta forma o papel social das organizações privadas, Indústrias Romi e DENSO do Brasil, que viabilizaram esta ação através de incentivo fiscal. O livro “História de Santa Bárbara d´Oeste” também corrobora com a missão da própria instituição promotora, organização esta que preserva e dissemina a memória do município.

 

A Coordenadora do CEDOC da Fundação Romi, Sandra Edilene de Souza Barboza, exalta que “nosso fotógrafo expoente, Augusto Strazdin, será muito bem lembrado no livro. ‘História de Santa Bárbara d´Oeste’ vai também retratar a cidade fundada por dona Margarida, a presença dos imigrantes norte-americanos, vai retratar os novos imigrantes e as usinas, vai falar de esperança, da industrialização, da explosão populacional que muda perfil da cidade, a evolução urbanística, o polo universitário e tecnológico nesta nova cidade, sua trajetória cultural, aspectos ambientais e um panorama dela frente ao século 21”.

 

O livro está em fase de revisão conteudista e finalização das produções fotográficas. Tanto José Pedro Martins quanto Ricardo Pereira Martins, além da equipe da Fundação Romi, acreditam que no próximo trimestre tudo esteja concluído, restando apenas a diagramação e ajustes finos. “Estamos trabalhando com o lançamento oficial do livro programado para a primeira semana de dezembro”, ressalta Vainer Penatti.

Sobre o autor José Pedro Martins

 

José Pedro Soares Martins é jornalista e escritor, autor de livros em meio ambiente, história, cidadania e cultura. São vários títulos relacionados a questões da Região Metropolitana de Campinas, como “A luta pela água nas bacias dos rios Piracicaba e Capivari” (Editora EME, 1993, com João Jerônimo Monticelli), “Agenda 21 Municipal na Região Metropolitana de Campinas” (Editora Komedi, 2002), “Sumaré dá volta por cima” (Komedi, 2003), “Fundação Romi – 50 anos” (Komedi, 2007), “História de Santa Bárbara D´Oeste” (Komedi, 2007) e “Região Metropolitana de Campinas – Do nascimento à maturidade” (Agemcamp, 2008). Coordenou a Agenda 21 da Região Metropolitana de Campinas e o Fórum Regional do Meio Ambiente no SESC-Campinas (com José Ildefonso Martins). Recebeu entre outros prêmios: International Media Awards (Genebra, Suíça, 1992 e 1995), Prêmio Ethos de Jornalismo (2003), Prêmio Nacional de Jornalismo em Seguros (2016), Prêmio INEP de Jornalismo (2017), Prêmio ABAG-Ribeirão Preto de Jornalismo (2017) e Prêmio de Jornalismo Cidades Iberoamericanas de Paz (2018).

 

Sobre o fotógrafo Ricardo Pereira Martins

Ricardo, que é fotógrafo e jornalista de formação, se dedica a fotografar a natureza desde 2002, em especial aves. Segundo ele, uma das intenções é mostrar emoção e as expressões dos diferentes animais fotografados. Porém, nesse último trabalho Martins se dedicou a fotografar espaços públicos utilizando imagens com movimento corporais, cores e formas. Martins já fez trabalhos internacionais para o National Geographic e é vencedor do Prêmio Jabuti 2012 na categoria de melhor fotografia.

 

 

Sobre o Centro de Documentação Histórica da Fundação Romi

 

O Centro de Documentação Histórica da Fundação Romi é um espaço vivo de preservação da história, que além de resgatar todo o passado histórico de Santa Bárbara d’Oeste e região, atua na guarda, conservação e disponibilização do acervo da Fundação Romi e da Indústrias Romi – com destaque para a memória do Romi-Isetta. Além de um espaço expositivo vivaz e dinâmico, o CEDOC realiza o projeto de Educação Patrimonial para crianças e adolescentes, realiza o Processamento Técnico de todos os documentos recebidos e ainda recebe exposições e palestras, promove visitas monitoradas e técnicas, oficinas de capacitação e experimentação. O CEDOC está localizado à Avenida João Ometto, 200, Jd. Panambi, em Santa Bárbara d´Oeste. (19) 3499-1558. www.fundacaoromi.org.br/cedoc.

 

Sobre a Fundação Romi

 

Seu legado iniciou em 1957, em Santa Bárbara d’Oeste, pelo casal Américo Emílio Romi e Olímpia Gelli Romi. Tendo como missão promover o desenvolvimento social e humano através da educação e cultura, a Fundação Romi é pioneira na promoção da comunidade regional e na realização de ações sociais, beneficiando mais de 30 mil pessoas, por ano, através de seus dois grandes eixos: Educação e Cultura. Mantenedora do Núcleo de Educação Integrada, sua escola de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio, oportuniza a formação integral, autônoma e protagonista de crianças, adolescentes e jovens. Além disso, promove, por meio de seu Centro de Documentação Histórica, projetos de educação patrimonial para crianças do Ensino Fundamental I, para reconhecimento e conhecimento da história local como elemento de cultura e cidadania. Somado a isso, seu Centro de Documentação Histórica também realiza o Processamento Técnico da memória do município para guarda, preservação e disponibilização do acervo à população para consulta e pesquisa. Dentre as unidades da Fundação Romi também está a Estação Cultural de Santa Bárbara d´Oeste que, por meio de oficinas livres, culturais e de formação, projetos de fomento à economia criativa, de elevação do status cultural e de ações socioeducativas atende milhares de pessoas por ano. A Fundação Romi está localizado à Avenida João Ometto, 200, Jd. Panambi, em Santa Bárbara d´Oeste. (19) 3499-1555. www.fundacaoromi.org.br.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)

About The Author

Redação

See author's posts

Compartilhe essa notícia!

Post navigation

Previous: Com participação de Jerry Smith, Humberto e Ronaldo lançam “Não Fala Não pra Mim”
Next: Atleta de Americana estreia no Campeonato Brasileiro de Ciclismo
  • FUNDAÇÃO HERMÍNIO OMETTO
  • APOSERV SERVIÇOS PREVIDENCIÁRIOS
  • APOSERV SERVIÇOS PREVIDENCIÁRIOS
  • APOSERV SERVIÇOS PREVIDENCIÁRIOS
  • Podóloga Especialista pés Diabéticos
  • Podóloga Especialista pés Diabéticos

Tags

#SantaBárbaraD'Oeste Americana Bebel Brasil campanha Crianças cuidados cultura DAE Dengue Dennis Moraes desenvolve sbo dicas educação emprego fiscalização informações inscrições LBV Nova Odessa Obras opinião Paiva Netto PAT piracicaba prefeitura prevenção Rafael Piovezan SantaBarbaraDOeste Santa Bárbara Santa Bárbara d´Oeste saúde saúde mental SaúdePública SB24Horas SBO sbocity Sustentabilidade Suzano Tivoli Shopping TivoliShopping tratamento Vacinação vagas Vereadores

Desenvolvido por Dennis Moraes - Portal SB24HORAS

Fale Conosco