28 de março de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Santa Bárbara, CEDOC e Estação Cultural comemoram juntos

Compartilhe essa notícia!

Estação Cultural e CEDOC, espaços da Fundação Romi, estão diretamente envolvidos com a cultura e a história de Santa Bárbara d´Oeste e com as comemorações de seu aniversário.

A cultura reflete o modo de vida de uma sociedade, além de interferir em seu modo de pensar e agir, sendo fator de fortalecimento da identidade de um povo e de seu desenvolvimento humano. A Fundação Romi sempre considerou importante desenvolver a cultura por meio de ações voltadas à comunidade, oportunização do acesso e participação em políticas públicas, para colocar em reflexão a imensa riqueza histórico-cultural de Santa Barbara d´Oeste e dar mais espaço, tanto à comunidade estudantil quanto aos setores mais marginalizados da sociedade. Para trazer todos esses atores para o centro desse debate, é preciso muito investimento e isso só é possível porque a Fundação Romi vê a Cultura, atrelada à Educação, como pilar fundamental na transformação de uma sociedade.

Inspirada pela missão de promover o desenvolvimento social e humano por meio da Educação e da Cultura, a Fundação, que iniciou seu legado em 1957, foi pioneira na realização de ações de investimento social, mantém viva sua paixão pela transformação social, mantendo dois ricos espaços de preservação de memória de Santa Bárbara d´Oeste de preservação do patrimônio histórico e disseminação de sua cultura: a Estação Cultural e o Centro de Documentação Histórica. Ambos comemoram, no mesmo mês do município, dezembro, seus respectivos aniversários.

Criado e mantido pela Fundação Romi, o Centro de Documentação Histórica, inaugurado em 07 de dezembro de 2009, é um espaço vivo de preservação da memória local que além de resgatar todo o passado histórico de Santa Bárbara d’Oeste e região, atua na guarda, conservação e disponibilização do acervo da cidade, da Fundação Romi e da Indústrias Romi, com destaque para a coleção do Romi-Isetta, primeiro carro fabricado em série no Brasil. Seu patrimônio contêm registros que datam desde o fim de 1850 até os dias atuais. Compreendendo, além de um acervo virtual que permite a busca e pesquisa gratuita na internet, um espaço expositivo vivaz e dinâmico que recebe exposições e palestras, promove visitas monitoradas e técnicas, oficinas de capacitação e experimentação e, sobretudo, tendo no seu projeto de educação patrimonial a sua maior ação de educação voltada para a comunidade. Mais de 10 mil pessoas são beneficiadas, direta e gratuitamente, pelas ações do CEDOC.

Já a Estação Cultural, inaugurada em 14 de dezembro de 2007, é um lugar de encontros plurais e multiculturais. Um espaço urbano, revitalizado da antiga estação ferroviária da cidade, pertencente à Rede Ferroviária Federal e cedido à Fundação Romi para sua gestão e manutenção totalmente voltada à comunidade com o objetivo de aprimorar a sua percepção acerca da cultura local e regional, divulgar valores, trocar vivências, adquirir conhecimentos, experimentar emoções, elaborar pensamentos, tomar iniciativas e ajudar a constituir e preservar a identidade cultural da cidade e região. A Estação Cultural está sempre aberta às manifestações da comunidade nas suas mais diversas formas de expressão, tais como: exposições, oficinas, cursos, literatura, música, teatro, dança, dentre tantas outras. Ao ano, mais de 20 mil pessoas, direta e gratuitamente, são beneficiadas pelas ações da Estação Cultural.

“A revitalização da estação ferroviária local, transformando-a em um espaço cultural, representa uma contribuição ao ‘fazer cultural’, tendo o investimentos social através da cultura como forma de elevação do status social da comunidade. O estímulo a produção cultural no município e região possibilita a formação de público e com isso uma maior valorização da sua cultura. Cuidar de seus bens culturais é perpetuar a sua identidade e esse é um compromisso que a Estação Cultural, mantida pela Fundação Romi, assume com o povo de Santa Bárbara d’Oeste” – Vainer Penatti, Superintendente da Fundação Romi.

Os Direitos Culturais, fazem parte dos direitos previstos na Declaração Universal de Direitos Humanos (1948), no Brasil encontram-se na Constituição Federal de 1988 devido à sua relevância como fator de singularizarão da pessoa humana.

A Fundação Romi celebra o aniversário de Santa Bárbara d´Oeste e de suas grandes áreas – o Centro de Documentação Histórica e a Estação Cultural – não somente pela feliz coincidência das datas mas, sobretudo, porque eles compõem o DNA da instituição vinculado a sua missão de promover o desenvolvimento social e humano através da educação e cultura.
Centro de Documentação Histórica

O CEDOC é um espaço vivo de preservação da história, que atua na guarda, conservação e disponibilização do acervo da Fundação Romi e da Indústrias Romi – com destaque para o acervo do Romi-Isetta –, além de resgatar todo o passado histórico de Santa Bárbara d’Oeste e região. Além de um espaço expositivo vivaz e dinâmico, o Centro de Documentação Histórica recebe exposições e palestras, promove visitas monitoradas e técnicas, oficinas de capacitação e experimentação, educação patrimonial, pesquisa no acervo virtual e serviços de digitalização de imagem.

Estação Cultural

Inaugurada em 2007, a Estação Cultural é resultado da revitalização da antiga estação ferroviária de Santa Bárbara d´Oeste pela Fundação Romi. O local tornou-se referência em toda a região por oferecer opções culturais de qualidade e gratuitas para todos os públicos ao longo ano. Desde sua inauguração, mais de 150 mil pessoas já visitaram e participaram de suas oficinas, eventos e exposições. A Estação Cultural está localizada na Avenida Tiradentes, 02, no Centro de Santa Bárbara d´Oeste. Para mais informações, entre em contato pelo telefone 3455-4830.

Fundação Romi

Criada em 1957, em Santa Bárbara d’Oeste, pelo casal Américo Emílio Romi e Olímpia Gelli Romi, a Fundação Romi tem como missão promover o desenvolvimento social por meio da educação e cultura. Pioneira na promoção da comunidade regional e na realização de ações sociais, atende mais de 37 mil pessoas por ano por meio de seus quatro grandes eixos: Centro de Documentação Histórica (CEDOC), o Centro de Vivências do Desenvolvimento Infantil (CEDIN), o Núcleo de Educação Integrada (NEI) e a Estação Cultural (EC). Tendo como apoiadora as Indústrias Romi S.A. , instituições governamentais, não governamentais e a iniciativa privada, a Fundação Romi objetiva, continuamente, atingir números mais expressivos por meio de suas áreas de atuação, seus programas e seus projetos. A Fundação Romi está localizada na Avenida Monte Castelo, 1095, Jd. Primavera, em Santa Bárbara d´Oeste. (19) 3499-1555

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!