Portal SB24Horas

Conteúdo é aqui!

24horas Saúde

Saiba quando é preciso procurar um médico angiologista

O angiologista é um profissional que atua na prevenção, diagnóstico e tratamento das doenças que afetam o sistema circulatório, principalmente os vasos linfáticos e os vasos sanguíneos (artérias e veias).

 

Em grande parte dos casos, ele é solicitado para ajudar pacientes no tratamento de varizes, que afetam com mais frequência as pernas e os pés. As veias ficam tortuosas, dilatadas e insuficientes.

 

O desconforto é mais comum em profissionais que permanecem várias horas do dia sentados em frente ao computador ou parados em pé. Esse tipo de comportamento intensifica a pressão das veias nos membros inferiores.

 

Para alguns pacientes, varizes é um problema que está relacionado à estética. Outras pessoas já classificam como uma doença que merece um tratamento especial. De fato, o segundo grupo não está exagerando.

 

As varizes podem trazer várias consequências negativas para o paciente, como dor, desconforto e doenças circulatórias mais graves. O tratamento é importante para fechar ou retirar as veias do corpo.

 

É fundamental deixar claro que o angiologista também pode tratar outras doenças que atuam nos membros inferiores.

 

Neste artigo, vamos explicar outros sintomas que ajudam a identificar o momento exato de procurar ajuda com esse especialista.

 

Então, continue com a leitura e tire todas as suas dúvidas.

Quais são as diferenças entre angiologia e a cirurgia vascular?

A angiologia e a cirurgia vascular são duas áreas da medicina que já trabalharam juntas em um passado não tão distante. Hoje, cada uma atua de forma independente. Apesar da divisão, elas podem atuar em equipe para identificar o melhor caminho para o problema do paciente.

 

  • Angiologia: área responsável por descobrir uma resposta para os distúrbios que contém tratamento clínico;
  • Cirurgião vascular: profissional preparado para fazer tratamento cirúrgico, quando a única solução para o problema é a cirurgia.

Quando é preciso procurar um médico angiologista?

Um dos erros mais comuns entre os pacientes é procurar esse profissional somente quando o problema está em um nível avançado. Ao contrário do que muita gente imagina, a consulta com um angiologista deve ser frequente.

 

Existem alguns sinais que ajudam a identificar quais são os momentos exatos que um paciente deve procurar ajuda com um médico angiologista.

 

  • Dores nas pernas;
  • Inchaço;
  • Formigamento;
  • Sensação de peso;
  • Cãibra;
  • Cansaço.

 

Esses são alguns sintomas mais frequentes em um paciente que tem problemas vasculares. Quando observar qualquer alteração em seu corpo, busque ajuda imediatamente.

Quais são as doenças vasculares?

O angiologista é capaz de identificar as seguintes doenças, segundo o Ministério da Saúde: Varizes, Vasculite, Aneurisma Arterial, Trombose venosa profunda, Arteriosclerose e Insuficiência Vascular Cerebral.

 

A lista ainda tem: Acidente Vascular Cerebral, Doença Venosa, Pé diabético, Síndrome de Raynaud,  Fístulas Arteriovenosas, entre outros.

 

Aqui, vale um alerta importante! Na pandemia causada pelo novo coronavírus, muitas pessoas estão estudando ou trabalhando em casa. Diante desse cenário, a ida ao médico foi interrompida.

 

A maioria das doenças que foram citadas acima podem causar problemas mais graves de saúde. Portanto, não ignore uma ajuda médica. Inicie o tratamento o quanto antes e cuide da sua saúde.

 

Os protocolos de atendimento para segurança dos pacientes e profissionais de saúde estão sendo aplicados tanto em hospitais como em consultórios. As consultas são agendadas com espaçamento de horário para impedir aglomerações nesses lugares.

 

Na recepção, o uso de máscaras é constante, e os locais oferecem álcool em gel para higienização das mãos.

 

Após descobrir quando é preciso procurar um médico angiologista, siga-nos nas redes sociais e conheça outras dicas importantes para a sua saúde.