29 de março de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Saiba o que os brasileiros mais compraram pela internet em 2020

Compartilhe essa notícia!

O ano de 2020 foi de fortes transformações para o comércio eletrônico brasileiro. Impulsionadas pela pandemia, as vendas online bateram recordes e mais recordes. Os hábitos de consumo também passaram por alterações, com produtos que até há pouco tempo eram pouco procurados, mas que se destacaram nas compras virtuais do ano passado. Por isso, saber os produtos mais vendidos é fundamental para antecipar as tendências do e-commerce para 2021.

Uma pesquisa realizada pela empresa de tecnologia Oracle com 510 brasileiros apresentou um panorama do perfil do consumidor online durante 2020. A categoria de itens mais procurada foi a de cuidados pessoais e beleza: 45% dos entrevistados adquiriram algum produto do segmento pela internet no último ano. Este número é diretamente impulsionado pela venda de máscaras de proteção facial e pelo álcool em gel, itens essenciais na luta contra o coronavírus.

Em segundo lugar, aparecem os equipamentos de tecnologia e entretenimento, com 43%. Com o isolamento social, a necessidade de diversão e relaxamento se tornou prioritária para muitos brasileiros, que resolveram investir nos momentos de lazer em casa. Além disso, os equipamentos eletrônicos também foram muito requisitados para quem passou a estudar e trabalhar no próprio lar.

Os itens de cozinha fecham o ranking dos três segmentos mais comprados, com 33%. A culinária é outro hábito que foi impulsionado pelo isolamento. De acordo com uma pesquisa feita pelo site GUIA55, que analisa e auxilia o comportamento digital dos brasileiros, o número de buscas por receitas na internet teve um salto de 77% em março, logo após a chegada da pandemia ao país, e o nível de pesquisas se mantém em alta até hoje.

A plataforma de comércio eletrônico Mercado Livre também divulgou o seu balanço anual, informado os itens mais procurados pelos brasileiros em cada mês do ano. Os celulares são os produtos que mais aparecem na primeira colocação, sendo o item mais desejado em três dos doze meses do ano – janeiro, maio e setembro.

Poucos meses não foram dominados pelos equipamentos eletrônicos. Em março, a liderança ficou com os itens de proteção contra a Covid-19: máscaras e álcool em gel. Já em julho, curiosamente, o produto mais procurado foi o limpador de parabrisa.

Ao longo do ano, aparecem diferentes aparelhos relacionados ao entretenimento e às necessidades de trabalhar em casa: impressora, Chromecast, notebook gamer e smart TV. Já no final de 2020, outro tipo de produto ganhou destaque, com as necessidades domésticas dominando a lista: ar condicionado em outubro e geladeira em novembro. Em dezembro, o notebook voltou a figurar na primeira colocação.

Nos demais países da América Latina, o ranking é um pouco mais variado do que no Brasil. Nas listas de nossos vizinhos, figuram também os tapetes para yoga e ginástica, os fones de ouvido, a webcam com microfone, o smartwatch e até as luzes de natal.

 

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!