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Saiba desenvolver um site responsivo para o seu negócio

Existem diversas questões de impacto na forma de estruturar e atualizar um website, afinal, a presença online tem grande importância para as marcas, assim como o acompanhamento de tendências tecnológicas e comunicacionais.

 

Em conciliação a esses fatores, é válido observar que o uso dos celulares para a navegação no dia a dia também é evidente, o que cria a necessidade de que os conteúdos sejam adaptados.

 

Dessa maneira, as plataformas responsivas são criadas, de forma que todo o conteúdo é adequado para os dispositivos móveis.

 

Qual é o impacto para os visitantes?

 

Uma vez que um site responsivo tem relação com uma boa visibilidade dos conteúdos em qualquer dispositivo, pode-se dizer que o usuário é significativamente beneficiado.

 

Para compreender de uma forma mais clara essa influência, é interessante imaginar um cliente em potencial, que ao acessar pelo smartphone o site de uma empresa em busca de um shake pré treino, se depara com uma plataforma que não é responsiva.

 

Dessa maneira, o uso pode ser comprometido, assim como o interesse, uma vez que a facilidade que poderia existir com a adaptação está ausente.

 

Pode-se dizer que um site responsivo viabiliza o acesso a qualquer momento e, por essa razão, é favorável não apenas para as empresas que podem ter um maior tráfego, como também para os usuários que terão praticidade para utilizar, seja para esclarecer uma dúvida ou concretizar uma compra.

 

Devido a esses aspectos, a taxa de rejeição pode ser amenizada, pois se trata do número de visitantes que acessam a plataforma e fecham sem qualquer tipo de interação. Naturalmente, há vários motivos para que isso ocorra e a ausência de um site responsivo pode ser um deles.

 

A influência para o posicionamento

 

Anteriormente, foi possível analisar o papel que um site responsivo desempenha para os usuários, mas, naturalmente, é imprescindível que exista uma compreensão mais ampla de seu impacto, por exemplo, para os mecanismos de busca.

 

Em primeiro lugar, em prol de um entendimento mais claro, é válido abordar que as técnicas SEO (Search Engine Optimization) são aplicadas para a otimização de sites, mais precisamente, para que as empresas alcancem um bom posicionamento nos buscadores.

 

Uma posição favorável é um fator decisivo para as marcas, por exemplo, se um usuário busca pelo serviço de lipoescultura masculina, as primeiras posições possuem maior visibilidade e chances de acesso.

 

O papel do site responsivo neste meio é que esse recurso é um dos quesitos de posicionamento trabalhados dentro das plataformas, chamados de fatores On page.

 

Isso se deve ao fato de que os buscadores prezam pela experiência do usuário e por essa razão, na definição do posicionamento de páginas, opções responsivas podem ser favorecidas.

 

4 fatores que caracterizam o site responsivo

 

Um site responsivo é caracterizado por uma série de fatores que viabilizam a adaptação do conteúdo nos mais variados dispositivos, em meio aos pontos de maior destaque é possível citar:

 

1) Unidades relativas

 

Conforme o próprio nome indica, as unidades relativas correspondem aos elementos submetidos aos tamanhos das telas dos dispositivos. Por exemplo, se algo para o site responsivo de um personal trainer particular é elaborado em 50%, essa porcentagem será adotada em qualquer tipo de tela.

2) Valores

 

É interessante definir os valores mínimos e máximos dos conteúdos, principalmente para favorecer a visualização. Dessa forma, é possível evitar predominantemente casos em que o conteúdo fica estendido em grandes telas.

 

3) Tipo de fluxo

 

Para compreender a importância do fluxo ao se tratar do site responsivo, basta imaginar um usuário que acessa pelo seu celular a plataforma de uma instituição em busca de aula de dança para emagrecer.

 

Diferentemente das telas maiores, o conteúdo é disponibilizado essencialmente em uma área mais verticalizada e quando determinado item é conduzido para baixo, outros também são. Isso é chamado de fluxo e pode tornar a experiência do usuário mais positiva por não ocultar nenhuma parte do conteúdo.

 

4) Fontes

 

As fontes podem ser tanto do sistema quanto da web, neste caso, é imprescindível abordar que o impacto não é apenas na estética ou na qualidade da leitura.

 

Isso se deve ao fato de que dependendo do número de fontes da web colocadas, a página pode levar um maior tempo para carregar. Já no caso das fontes do sistema, caso o visitante não tenha, o site apresentará somente o formato padrão.

 

Dicas para o desenvolvimento

 

Anteriormente, foi possível analisar os principais pontos trabalhados em um site responsivo, desde as fontes selecionadas até as medidas. Por mais que possam existir distinções consideráveis entre as plataformas criadas, entre as principais dicas que podem ser adotadas, estão:

 

Tenha um preparo cauteloso

 

É imprescindível identificar o melhor momento para realizar as alterações, principalmente para que tudo seja feito de forma adequada e sem pressa ou prejudicar qualquer tipo de processo da marca.

 

As condições também devem ser averiguadas para que seja possível projetar o tipo de resultado que será alcançado com o site responsivo, uma das ações que podem ser tomadas é gerenciar o tráfego do site originado de dispositivos móveis.

 

Busque por inspirações

 

Buscar referências de marcas de sucesso e/ou do mesmo setor pode ser interessante para identificar os pontos de maior relevância. É uma forma de estudo e que pode contribuir de maneira significativa para filtrar recursos interessantes.

 

Há adaptações que não exigem o uso constante da barra de rolagem ou do zoom. Para alguns usuários, são questões que promovem maior conforto na navegação.

 

Por exemplo, um conteúdo sobre protese de silicone que exige aplicação de zoom e, consequentemente, rolagem constante pode ser frustrante para o leitor e causar desinteresse.

 

Naturalmente, para esses procedimentos, é fundamental ter o suporte de profissionais especializados, especialmente para garantir a precisão e qualidade de cada etapa empregada.

 

Cuidado com a velocidade de carregamento

 

A rapidez é uma grande prioridade dos consumidores, afinal, com os recursos tecnológicos cada vez mais avançados, a praticidade tem um grande valor e, consequentemente, é algo que se reflete nos modos de compra.

 

É preciso filtrar os elementos inseridos nas páginas, principalmente ao considerar que o excesso pode tanto afetar o carregamento quanto a usabilidade, um fator que será abordado em breve.

 

Utilize ferramentas adequadas

 

É possível empregar algumas ferramentas para a elaboração de páginas responsivas e, na dúvida, é crucial sempre recorrer a um profissional especializado.

 

Entre as opções que mais se destacam estão o Froont e Adobe Muse. O mais interessante é que são ferramentas básicas, mas funcionais de forma significativa.

 

O Froont permite que todo o processo de criação do site responsivo seja feito do navegador, enquanto o Muse viabiliza a hospedagem dos sites a partir de provedores variados.

Opte por imagens flexíveis

 

A utilização de imagens flexíveis tem relação com o fator anteriormente apresentado, pois imagens leves apresentam um potencial de carregamento nos mais variados dispositivos.

 

Por exemplo, imagens para tornar um post a respeito de abdominoplastia em âncora mais esclarecedor e atrativo devem não só ser leves como não terem as dimensões determinadas, pois é algo que contribui com a adaptação aos mais variados tamanhos.

 

Como melhorar os resultados?

 

É válido, nesse contexto, que o conceito de experiência do usuário seja considerado, afinal, corresponde à forma que o usuário se encontra enquanto está no canal da marca. Os pilares de destaque são os seguintes:

 

  • Usabilidade;
  • Estética;
  • Fluxo;
  • Organização;
  • Conteúdo.

 

Ao se tratar de uma plataforma digital, principalmente da busca por melhorar a experiência do usuário, é indispensável considerar a usabilidade, uma vez que esse fator está associado com a funcionalidade do site, blog ou qualquer outro tipo de canal.

 

Já a preocupação com a estética é necessária para garantir que o site responsivo seja de fato atrativo, o que pode potencializar o interesse do visitante para navegar pela plataforma.

 

No caso do fluxo, é algo que está relacionado com a forma de interação dos usuários, ou seja, o caminho traçado no decorrer do acesso.

 

Como exemplificação, é possível citar uma clínica estética que apresenta serviços como limpeza de pele peeling e depilação, sendo encontrados principalmente por meio de um site.

 

Caso um cliente se sinta totalmente perdido na página, o que pode ser também um indicador de usabilidade comprometida, ele pode facilmente desistir de contratar a marca.

 

Pode-se perceber que todos os itens estão ligados e, neste ponto, é válido abordar a organização de dados nas páginas em prol de conduzir a atenção dos visitantes para os locais mais adequados.

 

Para isso, é preciso dispor os dados de maior relevância em destaque, além de garantir que os outros itens apontados sejam atendidos.

 

Sem dúvidas, é imprescindível que exista consciência de que a falta de conteúdo de qualidade pode comprometer severamente a experiência dos usuários.

 

Por exemplo, no caso da empresa anteriormente apontada, se um cliente em potencial, com interesse em depilação completa, acessa conteúdos repletos de erros e sem relevância, isso pode causar desinteresse ou abandono da plataforma.

 

Pode ser favorável apostar em métodos como o marketing de conteúdo, para que materiais bem elaborados de fato enriqueçam a relação dos consumidores com a marca.

 

Dessa forma, é possível obter uma autoridade considerável e, consequentemente, uma percepção cada vez mais positiva por parte do público-alvo.

 

Há grande necessidade que opções visuais variadas sejam aplicadas para a transmissão de conteúdo, principalmente pelo potencial de despertar o interesse das pessoas e tornar os materiais mais dinâmicos. Entre as opções que podem ser exploradas estão gifs, vídeos e imagens.

 

Certamente, é preciso considerar que as pessoas passam um tempo considerável diariamente no meio digital e, por esse motivo, empresas que não possuem a preocupação com uma boa experiência para os visitantes de suas plataformas podem perder grandes oportunidades.

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