25 de abril de 2024

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Saiba como utilizar infográficos

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Os infográficos são conteúdos excelentes para atrair e engajar potenciais clientes. As estratégias de Inbound Marketing incluem a criação de conteúdos como artigos, fotos, vídeos, e-books; mas nem sempre esses formatos são capazes de gerar tanta interação.

Infográficos se destacam justamente por serem uma maneira para as marcas se descolarem da concorrência, apostando em algo diferente. 

Os conteúdos são capazes de gerar até três vezes mais engajamento nas redes sociais, especialmente com relação aos compartilhamentos, que aumentam o alcance orgânico das postagens e, por isso, são extremamente relevantes.

Alguns dados que mostram a relevância dos infográficos são:

  • Infográficos geram até 12% mais tráfego para um site;
  • Infográficos obtém 94% mais visualizações que textos;
  • A produção de infográficos cresce 1% na web diariamente;
  • Negócios que utilizam infográficos notam crescimento.

Os infográficos são benéficos para ambos os lados, empresa e consumidor, porque apresentam as informações de uma maneira acessível e simplificada. 

Por isso, eles devem ser inseridos nos planejamentos de conteúdos, acrescentando mais qualidade, praticidade e engajamento à comunicação com o público.

Quando utilizar infográficos?

Os infográficos podem ser definidos como conteúdos que reúnem imagens e textos. Eles têm o objetivo de resumir informações, simplificando a sua visualização e compreensão.

Para cumprir esse propósito, eles devem ser simples e bem planejados. O visual como um todo deve facilitar o entendimento do leitor sobre o assunto que lhe é apresentado. 

Entretanto, é comum que os produtores de conteúdos menos experientes tenham dúvidas sobre as possibilidades e aplicações de infográficos. Por isso, é válido enumerar as seguintes usabilidades:

Comparação

Os infográficos comparativos estabelecem um parâmetro entre dois ou mais objetos. Tais objetos podem ser produtos, serviços, resultados, vantagens, entre outros aspectos mensuráveis.

Os infográfico também podem ser empregados para contrastar desempenho em diferentes períodos.

Uma gráfica para impressão de livros, por exemplo, pode usar um infográfico para apontar os benefícios de seus serviços, mostrando de forma explícita como ela é superior às concorrentes, ou como os seus próprios serviços evoluíram com o passar dos anos.

Contar histórias

O storytelling é um recurso bastante poderoso do Marketing de Conteúdos porque instiga a identificação e a continuidade no consumo dos materiais de divulgação.

De uma maneira geral, contar histórias pode trazer resultados significativos para as empresas. 

Para a venda de placas decorativas super heróis, uma boa história pode ajudar a humanizar a empresa, com relatos de colaboradores ou narrativas do cotidiano da corporação, que ajudem a promover os produtos.

Outro exemplo de infográfico que se encaixa no storytelling muito bem é a linha do tempo, que costuma deixar os leitores curiosos até o final e pode ser usada para uma infinidade de situações, como a história da impressão em papel adesivo.

Análises

Os infográficos analíticos são os mais comuns e têm a função de oferecer dados, como pesquisas de mercado, por exemplo.

O ideal nesses casos é ter uma fonte confiável embasando as informações do infográfico, como um estudo ou pesquisa desenvolvidos por especialistas. A fonte deve ser citada na arte, embora discretamente.

O ideal é selecionar as informações mais interessantes e importantes para a divulgação, combinando imagens com os números. 

Para impulsionar as vendas de banner impressão digital, o infográfico pode focar na importância da comunicação visual, com estatísticas bem representadas.

De uma maneira geral, os infográficos analíticos podem ter algumas formas específicas, como os mapas ou os infográficos hierárquicos (que mostram a relevância de um conteúdo em forma piramidal, na maioria das vezes).

Listas de benefícios

Os infográficos não precisam, necessariamente, conter informações complexas. Eles também podem, simplesmente, ser utilizados  informar.

Um exemplo de infográfico simples mas eficiente é a listagem de características ou benefícios de produtos, como uma caneca personalizada com foto. Outra ideia é enumerar as melhores dicas, produtos e ferramentas, formando um ranking.

Muitas ideias, até mesmo as mais simples, podem ser apresentadas em listas com infografia. 

O ideal é que o profissional responsável pelos conteúdos utilize o recurso sempre que possível. Assim, contribui para torná-los mais interessantes e acessíveis para o público.

Interação

O engajamento com os usuários é fundamental para conquistar cada vez mais pessoas nas estratégias de Marketing Digital e os infográficos também podem ser explorados para aumentar a interação.

Isso pode ser feito com o uso de fluxogramas. Eles são elementos visuais estáticos, mas que dependem das escolhas do leitor entre uma e outra resposta. 

Na divulgação do casting eventos e feiras, o fluxograma pode ser usado para que os candidatos se sintam acolhidos, se identificando nas respostas que apontam para o casting ideal.

Em um nível mais profundo, com as aplicações adequadas de programação, também é possível criar infográficos interativos. Neles, o usuário pode mover conteúdos, clicar em certos elementos para saber mais, dar zoom in ou zoom out.

Resumo de conteúdos

Um recurso que facilita muito a compreensão de diferentes tipos de conteúdos é o infográfico no estilo resumo.

Após a redação de um artigo rico em informações, a ideia é ilustrá-lo, com foco no texto e utilizando imagens para complementar as informações.

Para se ter uma ideia, um projeto de quiosque para shopping pode usar infográficos para resumir promoções, atrair clientes ou parceiros. 

Para isso, o infográfico pode até ser usado para ilustrar contratos, ou diversos outros tipos de documentos, facilitando a compreensão.

Entretenimento e encantamento do usuário

Atualmente, com conhecimentos avançados em programação, é possível fazer infográficos animados, construídos com GIFs ou até mesmo com vídeos. 

A vantagem dos infográficos para o entretenimento é que eles atraem a atenção dos usuários e podem gerar tamanho encantamento, resultando em vantagens no relacionamento entre empresa e cliente ou potencial cliente.

Mesmo nos infográficos estáticos, o entretenimento se faz presente. Um exemplo é quando o conteúdo sobre uniforme operacional envolve sentimentos, relembra sensações ou traz à tona diferentes emoções.

Entretanto, é válido ressaltar que mesmo quando o objetivo é encantar os usuários deve haver uma função ou utilidade no infográfico.

Educação

O infográfico educativo é muito útil para a nutrição de leads nas estratégias de Marketing Digital. Isso porque ele pode ser usado pelas marcas para o ensinamento de funcionalidades de um produto ou serviço.

Trata-se de uma maneira muito eficaz de repassar informações, com objetividade, de maneira simples e exemplificada. Exemplos de infográficos educativos são aqueles que trazem passo a passo sobre o uso de uma ferramenta.

Por que utilizar infográficos?

Didáticos, com alto potencial para engajamento e de fácil consumo, os infográficos são capazes de posicionar uma empresa como autoridade em seu mercado de atuação.

A autoridade, resultante do uso adequado de recursos textuais e visuais, pode ser útil para a conquista de novos clientes.

Além de serem usados para converter visitantes em leads, os infográficos podem ajudar na qualificação e nutrição dos leads, devido ao aprofundamento de conhecimentos. 

Tudo isso costuma resultar em mais oportunidades de negócios. Elas são de extrema importância para o crescimento de praticamente qualquer empresa e de qualquer segmento de atuação.

Elementos fundamentais nos infográficos

Nos infográficos, a disposição das informações e o aspecto geral do conteúdo são muito importantes. 

A objetividade e a clareza devem ser mantidos acima dos aspectos visuais, especialmente para que o conteúdo possa ter um consumo rápido e prático, sem prejudicar a absorção da mensagem.

Para isso, alguns elementos ajudam na configuração de infográficos eficientes. São eles:

  • Objetivo do infográfico, para manter o foco e a objetividade;
  • Imagens, formando o corpo principal do conteúdo, dialogando com informações;
  • Texto curto, bem elaborado e sintetizado para consumo rápido;
  • Escaneabilidade, permitindo uma leitura dinâmica, sem ordem impositiva;
  • Presença de números e gráficos, captando a atenção com informações;
  • Uso das cores certas para reter a atenção dos leitores;
  • CTAs (chamadas para ação), estimulando o público;
  • Landing pages partindo do infográfico, para conversão;
  • Botões de compartilhamento nas redes sociais.

Se o objetivo é aumentar o engajamento, os botões de compartilhamento nas redes sociais não podem ser esquecidos. Como os conteúdos de infográficos são ótimos para incentivar o compartilhamento, a presença dos botões torna o ato ainda mais automático e intuitivo.

A recompensa tão aguardada é um público que passa a responder ao material com  a interação, contribuindo para aumentar o alcance das ações de marketing digital. 

Além disso, a empresa se posiciona como uma produtora de conteúdos com credibilidade e autoridade em seu mercado de atuação, devido à qualidade e relevância das informações, disponibilizadas de uma maneira acessível e objetiva.

Ao final, os infográficos são instrumentos bastante versáteis e fáceis de aplicar na produção de conteúdos para a internet. 

Até porque eles podem render muitas oportunidades de negócios para o crescimento das empresas, de uma maneira bastante simples e orgânica.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
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