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Saiba como usar o IGTV do Instagram

O IGTV é um novo aplicativo do Instagram, voltado para vídeos de longa duração na posição vertical. A ideia já conquistou mais de um bilhão de usuários, com a proposta de assistir vídeos em uma plataforma mais adaptada à audiência mobile.

 

Com essa iniciativa, o Instagram reforça a tendência do mercado que indica que o tráfego de dispositivos móveis será cada vez mais motivado por conteúdos em vídeo. 

 

Muitos empreendedores podem achar bastante trabalhosa a ideia de incluir um novo formato de conteúdo no planejamento de Marketing Digital de uma marca. 

 

Entretanto, começar a utilizar o IGTV pode ser bastante simples, especialmente com pesquisa em busca de informações sobre essa novidade.

O que é o IGTV?

O IGTV é um recurso que está disponível no aplicativo nativo do Instagram ou no próprio app do IGTV, disponível na Apple Store ou Google Play. Ele permite a publicação de vídeos com até 60 minutos, no formato vertical.

 

Ao abrir o Instagram, na parte superior do app, é possível ver o símbolo do IGTV, que lembra uma televisão. O clique neste ícone leva ao feed de vídeos verticais e longos de perfis do Instagram.

 

Portanto, vale lembrar que ao administrar uma página no Instagram, existem três possibilidades: feed, stories e IGTV, sendo que cada um tem objetivos e particularidades distintas.

 

O IGTV é uma tentativa de inserir uma nova opção no consumo de conteúdo em vídeo pelos dispositivos móveis, capaz de competir com o YouTube em audiência. 

 

O passo é significativo tendo em vista que, até 2021, 78% do tráfego mobile na internet será com vídeos. Logo, trata-se de uma estratégia para conquistar mais audiência, mais produtores de conteúdos e publicidades.

Como utilizar o IGTV?

Quem deseja consumir conteúdos do IGTV pode fazer isso facilmente pelo próprio app do Instagram. 

 

A ferramenta é cada dia mais popular entre os produtores de conteúdos e empresas, por isso são grandes as chances de encontrar materiais informativos sobre os mais variados assuntos. 

 

Um exemplo são as clínicas de estética, que passam a utilizar o IGTV para divulgar procedimentos, como massagens, preenchimento facial bigode chinês, ou diversos outros tipos de tratamentos.

 

Quem deseja iniciar um canal no IGTV, entretanto, deve se aprofundar nas funcionalidades do aplicativo, que está disponível para iOS e Android.

 

Em essência, o canal é bastante parecido com o YouTube, pois serve para a criação de quadros, divulgação de conteúdos multimídia, apresentações de produtos, etc.

 

A diferença está no formato de vídeo, que deve ser vertical, com duração mínima de 15 segundos e máxima de 60 minutos.

 

Qualquer pessoa ou marca cadastrada no Instagram pode ter um canal no IGTV. 

 

Uma empresa especializada em treinamento de segurança do trabalho em sistemas elétricos, para exemplificar, pode aproveitar o perfil no Instagram para modernizar ainda mais o relacionamento com o público.

 

A postagem de novos conteúdos gera notificações para quem segue os produtores de vídeos e os conteúdos também podem ser compartilhados por mensagem, ou direct. Além disso, é possível recomendar vídeos, com base nos interesses pessoais.

 

Grandes canais têm direito a postar vídeos mais longos, com até 60 minutos, enquanto os usuários comuns podem postar vídeos de até 10 minutos.

 

Apesar de o tempo ser limitado para os usuários comuns, pode ser suficiente para a demonstração de um produto ou serviço. 

 

Um chaveiro para abrir porta que está iniciando na plataforma e ainda não tem muitos seguidores, por exemplo, pode filmar o procedimento como uma forma de demonstrar e divulgar o seu trabalho.

Por onde começar para criar um canal?

Como ocorre em toda estratégia de Marketing Digital, para começar um projeto no IGTV e alcançar sucesso é preciso se dedicar a um planejamento. Também recomenda-se bastante estudo sobre o que vem sendo feito na plataforma.

 

Uma ideia é conferir as páginas de artistas e grandes empresas, e pensar em maneiras de como explorar os recursos do IGTV para o crescimento do próprio negócio. 

 

Ao produzir e divulgar os vídeos, uma das maiores preocupações deve ser com a retenção da audiência, para que os materiais sejam sugeridos aos usuários que entrarem na plataforma.

 

Contudo, é essencial ter uma estratégia bem definida, com calendário de produção de conteúdos que atenda às necessidades e expectativas do público. 

 

Um profissional especializado na realização de exames admissionais para construção civil, por exemplo, pode criar o canal e postar regularmente vídeos tirando dúvidas comuns do público-alvo com relação ao tema.

 

A criação de um canal no IGTV é o primeiro passo, e talvez um dos mais importantes. 

 

Mesmo se a empresa ou profissional ainda não estiver pronto para começar a postar os vídeos de longa duração, pode começar a se familiarizar com a ferramenta e fazer um planejamento mais assertivo.

Como criar um canal e postar vídeos?

No IGTV as marcas podem aproveitar a plataforma próxima dos usuários mobile para demonstrar produtos ou serviços, como academia nas empresas

 

Um profissional pode fazer os vídeos mostrando os espaços, tirando dúvidas do público ou dando diversas dicas, desde que sejam interessantes para reter quem estiver assistindo até o final.

 

Para criar um canal e postar vídeos basta seguir os seguintes passos:

Passo 1

Para acessar o IGTV pelo aplicativo do Instagram basta clicar no ícone localizado ao lado da opção de “direct message”. 

 

Se o ícone não estiver aparecendo, pode ser necessário atualizar o aplicativo e aguardar alguns minutos.

Passo 2

Tanto no aplicativo do IGTV quanto no aplicativo nativo do Instagram, a funcionalidade contém os perfis dos canais que o usuário segue. A tela inicial mostra os vídeos sugeridos, e para visualizar conteúdos de perfis é só clicar em “seguindo”.

 

Em “populares” é possível ver os vídeos com mais visualizações na plataforma, incluindo os de famosos e influenciadores. 

 

A aba “continuar assistindo” mostra vídeos que foram iniciados mas cuja visualização ainda não foi concluída.

 

Para criar um canal, é preciso clicar na engrenagem que fica acima da aba de vídeos. Depois, é necessário clicar na opção “criar canal”.

Passo 3

Com o canal criado, onde antes se via uma engrenagem deve aparecer a foto do perfil do Instagram. Para acessar o canal, basta clicar no ícone da imagem.

Passo 4

A postagem de vídeos pode ser feita com o clique no ícone “+” e seleção do arquivo desejado. 

 

A ferramenta escolhe vídeos com tempo entre 15 segundos e 10 minutos no formato vertical, dentre os que estão salvos no celular. 

 

No caso de vídeos em widescreen, será possível postar apenas com a adaptação para a versão vertical.

 

Nesses casos, é possível utilizar aplicativos que adaptam os vídeos horizontais na proporção adequada para o IGTV. 

 

Ao contrário dos posts no Instagram, o IGTV não oferece opções de edições, corte e filtros. Também vale a pena ressaltar que o aplicativo não abre a câmera do celular para gravar os vídeos. 

 

O funcionamento é mais similar ao do YouTube, por isso vídeos sobre exame admissional para hospital, por exemplo, devem ser completamente preparados e salvos na biblioteca antes de serem publicados.

 

Para escolher um conteúdo para postar, basta tocar na opção desejada, para que ela seja aberta no modo pré-visualização. Depois, é preciso clicar em “avançar”.

Passo 5

Depois de selecionar o vídeo que será postado, é preciso preencher o título, a descrição do conteúdo e também editar a imagem de capa. 

 

Então, o profissional de marketing deve se atentar mais uma vez às preferências do público. 

 

Um conteúdo sobre cirurgia veterinária retirada de tumor, por exemplo, deve ser planejado e ter título, descrição e o próprio conteúdo apropriados para a audiência.

 

Se o vídeo for compartilhado também no Facebook, esse é o momento de sinalizar. 

Passo 6

Depois de preencher as informações basta clicar em “publicar”. Nesse momento, o vídeo vai ao ar no canal do IGTV e todos os seguidores da página serão notificados. 

 

O conteúdo também fica em uma posição de destaque no perfil da empresa no Instagram, logo ao lado dos destaques dos stories.

 

Nos vídeos, os usuários podem interagir. As curtidas, comentários e até compartilhamentos nas redes sociais, contribuem para aumentar o engajamento de uma empresa nos conteúdos sobre consulta veterinária para animais idosos, para se ter uma ideia.

 

A novidade pode parecer um pouco difícil no início, como acontece com grande parte dos recursos antes de eles ganharem popularidade. 

 

Entretanto é importante que as empresas se mantenham atualizadas e saibam como se posicionar diante das inovações do mercado.

 

Outras redes sociais, quando surgiram, também pareceram de difícil compreensão, mas hoje são essenciais para o Marketing Digital, assim como pode ocorrer com o IGTV.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.