26 de abril de 2024

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Saiba como realizar a análise financeira do seu negócio

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Para conduzir um negócio de sucesso, é preciso se ater às diversas ações operacionais e administrativas que existem. E para novos empreendedores, algumas dessas tarefas, como a realização de uma correta análise financeira, pode parecer um bicho de sete cabeças. 

 

As técnicas utilizadas pelos empreendedores no trato com esse tipo de processo necessário, refletirão nos objetivos a serem alcançados pela empresa, afinal, quanto maior a organização, melhores serão as decisões tomadas sobre perspectivas reais dos fatos.

 

Fazer a chamada análise financeira, é um desses processos, pois é uma tarefa que exige um conhecimento de todos os ônus e bônus da sua empresa, bem como uma análise crítica referente ao resultado verdadeiro dos investimentos que estão sendo realizados.

 

Pense em uma grande empresa de agropecuária, por exemplo, se ela for famosa por ter cabeças de gado de alta qualidade, é bem provável que invista bastante em ração para gado, e, consequentemente, que receba o retorno de sua clientela pelo esforço. 

 

Isso ocorre pelo conhecimento que essas empresas têm sobre a qualidade do produto que precisam entregar, bem como sobre os investimentos que precisam ser feitos para a entrega dos melhores resultados. 

 

No artigo de hoje falaremos unicamente sobre a importância de como fazer a análise financeira do seu negócio. Acreditamos que com o conteúdo proposto, será possível que você consiga compreender melhor os seguintes pontos:

 

  • Crescimento econômico;
  • Equilíbrio econômico financeiro;
  • Indicadores econômicos;
  • Investimentos que valem ou não.

 

Quem sabe você não é o expositor de ração que está vendendo unicamente para a empresa que dissemos mais acima, e busca por atingir empreendedores mais simples, porém não sabe como? 

Crescimento e equilíbrio econômico

O equilíbrio econômico ocorre quando é feito um estudo sobre a viabilidade do negócio, através da análise da estabilidade da geração de lucro. Basicamente, a sua empresa realiza essa conta com todas as ações feitas, conseguindo atingir um determinado objetivo. 

 

Quando esse valor é mantido durante um tempo específico, sem oscilações que interferiam diretamente nos resultados obtidos, você pode dizer que manteve um certo equilíbrio econômico, mas isso só pode ser feito após a observação de diversos pontos, como: 

Faturamento periódico e custos 

O primeiro deles é o faturamento periódico, que é justamente o que uma contabilidade no ABC ou qualquer outro setor do ramo faz. Observar e monitorar as vendas diárias para conhecer o quanto e quando você consegue vender e atingir os objetivos.  

 

Em seguida, toda a empresa precisa necessariamente adotar a estratégia de redução dos custos fixos e transformá-los em custos variáveis. Reforçando que custos fixos são aqueles que você precisa investir para o andamento do seu negócio já que não o produz. 

 

Enquanto os custos variáveis oscilam dependendo da mudança do preço das matérias-primas, mas você já detém a capacidade para conseguir produzi-los.

 

Utilizando um exemplo do nosso dia a dia, é como deixar de pagar pelo aluguel de um sistema e conseguir comprar e produzir o seu. A maioria das grandes empresas busca reduzir ao máximo os custos fixos e transformá-los em custos variáveis. 

 

É importante lembrar que isso não significa que os custos também não precisam ser reduzidos. Conhecer os seus custos fixos e quanto eles representam nos gastos da empresa, é algo necessário para manutenção das contas.

 

Um exemplo bobo é uma pessoa que usa um desinfetante bactericida super caro porque precisa necessariamente limpar os cômodos da sua casa, mas se esquece que existem produtos mais baratos no mercado capazes de trazer o mesmo efeito. 

 

Então, o ideal é fazer o seguinte: monitorar todos os seus custos para pensar em estratégias relevantes que possam reduzi-los sem prejudicar a qualidade do seu produto ou serviço vigente. 

Margem de contribuição e lucro operacional

A margem de contribuição é a quantia de receita que sobra após retirar todas as despesas e gastos variáveis. É necessariamente o valor mínimo que se pode vender o seu produto ou serviço. Esse cálculo é importante para definição de preços e utilização dos recursos. 

 

Se o seu valor mínimo está sendo pouco aderido pelos clientes, podem existir diversos fatores que culminam nesse resultado negativo. Identificar quais podem ser é uma forma de resolver o problema. Você encontrará o que chamamos de ponto de equilíbrio.

 

Já o lucro operacional representa o resultado final, ou seja, logo após a contabilização e remuneração de todos os custos fixos e variáveis. Identificar isso é essencial para dar norte à rentabilidade da empresa.

Preço de vendas e fluxo de caixa 

Se estivéssemos fazendo uma compra com uma cesta de supermercado, poderíamos dizer que estamos quase no fim. Isso porque o equilíbrio econômico é melhor compreendido quando conseguimos determinar o preço de vendas.


Saber precificar os seus produtos é algo determinante nos resultados obtidos, por isso todos os processos anteriores se fazem necessários, pois culminaram na melhor precificação. 

 

Por fim, tudo isso está aliado ao fluxo de caixa da sua empresa. É preciso determinar um período de oscilação desses valores para que o dinheiro permaneça rodando com saídas e entradas dos recursos financeiros da sua empresa. 

 

Uma boa gestão deste fluxo ajuda na produção estratégica mediante as negociações de compras e vendas. O objetivo é conquistar mais saldos positivos, administrando melhor a saída e entrada do seu dinheiro. 

Indicadores e investimentos: veja como funcionam 

Existe uma forma de conseguir mensurar o desenvolvimento econômico da sua empresa, isso ocorre por meio dos chamados indicadores. Esses índices são responsáveis por montar comparativos de desempenho entre diferentes períodos. 

 

Pense numa empresa que presta consultoria de TI para pequenas empresas, existem diversos clientes. Alguns mais rentáveis que os outros, da mesma forma que ocorre com quase todas as empresas vigentes. 

 

Os índices de liquidez são responsáveis por avaliar a capacidade de pagamentos da empresa frente às suas obrigações. No caso da empresa de TI, seria basicamente todos os custos que fazem os sistemas funcionarem, por exemplo.

 

Em seguida temos o índice de endividamento, este por sua vez, representa o volume de obrigações a serem quitadas. Existem demandas como de terceiros, fornecedores e bancos que fazem frente ao capital da empresa. 

 

Em terceiro o índice de rentabilidade, que demonstra o lucro operacional a partir das vendas e serviços realizados. E por último o índice das atividades que avalia os dias que sua empresa leva para receber o valor das vendas e pagar os seus fornecedores.

 

Pense em uma empresa que vende produtos de limpeza atacado, o público geral dela são as empresas de varejo. Elas vendem para os grandes mercados de atacado que compram antecipadamente os produtos que posteriormente serão vendidos.

 

Todo esse processo leva um tempo para ser concretizado, então, devido a essa necessidade, é preciso que seja calculado esse número para que a empresa saiba quando o caixa estará cheio e pronto para efetivação dos demais pagamentos e realizações.

Meus investimentos valeram a pena?

A taxa de retorno dos seus investimentos só será possível de ser compreendida logo após a definição de toda essa análise financeira proposta no artigo. Existem insights que somente as pessoas do meio conseguem compreender e se arriscar, porém investir sem visão é arriscado. 

 

Ocorre que muitas vezes os empreendedores acabam acreditando fielmente que seus investimentos estão dando certo, quando na realidade é uma falsa impressão. Se tudo for colocado na ponta do lápis, ou melhor, na planilha eletrônica é comum a surpresa.

 

Isso porque o esforço para conquista de um produto pode ser muito mais caro do que o seu retorno financeiro, e somente por meio de uma análise financeira de seu negócio que será possível entender se realmente aquele investimento vale a pena.

 

A grande maioria dos empreendimentos fecham as portas antes dos dois anos de vida, devido à falta de conhecimento da área. Apesar de abrirem um negócio com uma ideia promissora, não sabem gerir as demandas e acabam se endividando em decisões erradas.

 

Por último, um fator demasiadamente importante e necessário de ser explorado por todos os empreendedores é que empresas financeiramente saudáveis chamam mais a atenção de investidores. 

 

Seria como colocar o dinheiro desses investidores em uma seladora de pedal, ou seja, um lugar com amplo espaço para movimentação e manuseio. Existem formas de avaliar o retorno financeiro que as empresas geram por meio da quantitatividade e qualitatividade.

Conclusão

De todo o modo, reforçamos a necessidade do investimento de tempo e até dinheiro em pessoas comprometidas na obtenção de uma análise financeira empresarial para a conquista de melhores resultados. 

 

É nítido que existe a necessidade de conquistar cada vez mais parceiros e investidores, mas lembre que você precisa ser o seu maior investidor e ter ciência que as ações da sua empresa estão caminhando para o destino correto. 

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
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