Alguns cuidados ajudam a inibir a ação de bandidos
Segundo dados do Grupo Tracker, empresa de rastreamento e localização de veículos do Brasil, entre janeiro e abril de 2023 houve um aumento de 82,1% nos roubos e furtos de motos pelo país, em relação ao mesmo período do ano anterior.
Ainda segundo a pesquisa, os dias com maior incidência desses delitos são, respectivamente, sexta-feira, sábado e domingo. E o pior, muitos desses veículos são desmontados para aquisição de peças para moto em lugares clandestinos. Tal dado acende um verdadeiro alerta para quem tem esse tipo de veículo.
Afinal de contas, como proteger a sua moto? É exatamente sobre isso que vamos falar hoje, considerando os métodos mais efetivos e eficazes para inibir a ação de bandidos, como o uso de alarmes sonoros e travas, além do seguro privado caso seu veículo seja roubado.
Prevenção é o melhor caminho
Antes de falarmos das formas de inibir o furto ou roubo de motocicletas, é interessante salientar a ideia de que a prevenção é sempre o melhor caminho para evitar situações como essas. Isso inclui desde o local onde você vai estacionar até a maneira como você guarda a sua moto.
Ter uma postura preventiva também inclui a aquisição de um seguro privado para garantir que você seja devidamente ressarcido em caso de problemas como os já mencionados. Assim, mesmo que eventualmente você seja roubado, você terá uma indenização por isso.
Dito isso, podemos então nos debruçar sobre os principais cuidados que todo motorista deve ter para evitar o roubo de sua moto.
Tenha cuidado ao estacionar e parar
Seja por excesso de confiança ou por falta de noção, há quem tenha uma totalmente desprotegida ao estacionar ou parar de moto. Evite ficar com o celular à mostra e tampouco fique mexendo no aparelho enquanto está montado. Verifique se removeu a chave ao desligar o veículo e se a moto está bem posicionada.
Use cadeados, travas e/ou correntes
As travas, cadeados e correntes são acessórios que dificultam a ação de bandidos, inibindo possíveis roubos, sendo superindicadas para aumentar a segurança veicular. Se possível, use mais de um método para garantir que a sua moto esteja mais preservada contra roubos.
Tenha alarme antifurto
Outra estratégia para evitar que a sua moto seja levada é a instalação de um alarme anti-furto que vai ser acionada caso alguém tente pegar o seu veículo. Existem modelos que, além do sinal sonoro, ainda conseguem acionar o celular do dono da moto, caso o pior esteja acontecendo.
Evite trafegar em determinados horários
É sabido que existem horários em que é mais fácil para que bandidos profissionais atuem roubando veículos na rua. Logo, o mais inteligente é evitar ao máximo andar de moto nesses horários, marcados, principalmente, pelo menor tráfego de pessoas e automóveis, a exemplo da madrugada.
Esteja atento ao seu entorno
Outro cuidado básico na hora de pilotar é estar atento ao seu entorno. Existe alguma pessoa ou veículo próximo que demonstra comportamento suspeito? O local em que você está trafegando é seguro? Existem câmeras de segurança por perto? Confira todos esses detalhes quando estiver dirigindo e também ao estacionar.
Dê preferência aos estacionamentos privados
Sabe aquela história de que o barato pode sair caro? Ela também se aplica à segurança de seu veículo quando, por exemplo, você opta por estacionar na rua ao invés de pagar para pôr a moto em um estacionamento privado. Portanto, seja precavido e prefira ter uma proteção a mais do que correr certos riscos.
Tenha um seguro privado
Além do Seguro Obrigatório de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores, o DPVAT, que é exigido por lei, é interessante optar pela adesão de um seguro privado que tenha cobertura contra furtos e roubos de motos. Isso fará com que você seja indenizado, caso tais situações aconteçam com seu veículo.
VEJA TAMBÉM
6 curiosidades sobre o presídio de Tremembé
Diogo Portugal lança primeiro livro com textos originais de stand-up comedy
Adriana Colloca fala ao SB24Horas sobre os desafios e o futuro do setor de vendas diretas no Brasil