2 de julho de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Saiba como prevenir pulgas e carrapatos na primavera

Compartilhe essa notícia!

Parasitas se proliferam ainda mais no calor e na umidade que a estação traz; confira dicas para evitar a infestação

 

Enfim, a primavera! A estação do ano mais florida e que chega para amenizar os dias mais frios com calor e algumas pancadas de chuva. A estação é muito lembrada por ser uma época em que as ruas se tornam mais coloridas com o desabrochar das flores, que se beneficiam muito do clima. No entanto, a primavera pode ser um pouco perigosa para os nossos pets, uma vez que pulgas, carrapatos e outras doenças também podem aparecer na estação de climas mais altos.

 

Confira, abaixo, as principais dicas para evitar que o seu pet sofra com o aumento de pulgas e de carrapatos na primavera!

 

Por que as pulgas e os carrapatos se proliferam mais nesse período?

Devido às altas temperaturas e à chuva, as pulgas e os carrapatos ganham um prato cheio na primavera. As condições climáticas se tornam favoráveis a estes parasitas, e, segundo a médica-veterinária Maria de Fátima Monteiro, em entrevista ao G1, vale uma atenção especial: “(…) [Os parasitas] também são agentes inoculadores de outras doenças como babesiose, erliquiose, dermatite alérgica, entre outras”.

 

Ou seja, todo o cuidado é válido na hora de proteger seu pet de pulgas e carrapatos no período da primavera. Se o seu bichinho já tiver alguma predisposição a alergias na pele, a atenção deve ser redobrada.

 

Cuide da higiene do seu pet e do seu lar

A higiene é fundamental para evitar a proliferação de pulgas e carrapatos. E, diferentemente do que muitos pensam, as pulgas se reproduzem principalmente no meio em que o pet vive, ou seja, a sua casa! Os ovos das pulgas não são visíveis aos olhos e podem se alojar literalmente em qualquer lugar da casa. Por isso, reforçar a limpeza da casa durante a primavera ajuda muito a reduzir os parasitas no pet.

 

Procure lavar a caminha do seu pet e os demais objetos com água quente, ou procure uma dedetização profissional, caso a infestação seja muito grande. Manter o pet limpo também ajuda muito a reduzir as pulgas.

 

Não deixe o antipulga de lado

O método mais eficaz para manter a proteção do seu pet, além de manter o ambiente limpo, é sem dúvidas investir em antipulgas eficazes, como o Simparic e outros, que podem ser receitados por médicos veterinários. O ideal é procurar pela ajuda médica para que o pet receba o tratamento adequado contra pulgas e carrapatos.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!