26 de abril de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Saiba como prevenir acidentes com objetos domésticos voltados para animais

Compartilhe essa notícia!

Existem objetos e atitudes que podem colaborar para que o seu melhor amigo esteja sempre saudável e feliz.

 

Não por acaso, a segurança do pet é uma das prioridades para donos, uma vez que esses bichinhos tomaram conta de nossas vidas de maneira significativa e estão cada vez mais presentes em lares de todo o país.

 

Existem diversas atitudes que podemos tomar para prolongar a vida dos nossos melhores amigos, como manter as vacinas em dia e levar o cão ou gato ao veterinário anualmente para um check-up — especialmente a partir dos cinco anos de idade ou sempre que houver algo fora do normal.

 

No entanto, os cuidados não devem parar por aí. É possível organizar o ambiente doméstico de forma a permitir que os animais de estimação estejam seguros e, mesmo quando deixados sós, não ofereçam riscos a si mesmos.

 

Neste artigo, falaremos um pouco mais sobre alguns objetos que podem ser aliados do bem-estar pet. Confira!

Segurança do pet: o que o dono deve fazer?

Uma dica fundamental: não permita que o seu animal de estimação saia para passear sozinho.

 

A ideia de que os gatos são bichos muito livres, que precisam “dar algumas voltas”, já caiu por terra há tempos. Sabemos hoje que animais que têm o costume de sair de casa estão mais propensos a maus tratos, brigas, acidentes e doenças.

 

Por conta disso, é normal que gatos que têm acesso ao “mundo exterior” vivam menos do que os gatos “exclusivamente domésticos”. E mais, no retorno à casa, podem contaminar outros bichos de estimação.

 

Isso dito, é fundamental investir em telas de proteção, as quais devem ser colocadas em todas as janelas da casa. Se você tem sacada, também não pode deixá-la desprotegida.

 

Abaixo, listamos outros objetos que podem ajudar você a manter a casa mais segura para o seu pet. Confira!

Tampas para tomadas

As tampas protetoras são muito utilizadas por pessoas que têm crianças pequenas, uma vez que impedem que dedos mais curiosos entrem em contato com as tomadas.

 

No caso dos pets, o cuidado também vale, especialmente se você está com um filhote, que costuma ser muito ativo e pode acabar se colocando em situações mais delicadas.

Grades de proteção

As grades de proteção bloqueiam o acesso do animalzinho a outros cômodos da casa.

 

Pode parecer injusto, especialmente se você está acostumado a manter o pet com livre acesso a toda a residência, mas as grades garantem a segurança dele quando você não está em casa, durante a utilização da cozinha — com o forno ligado, por exemplo — ou quando você está mexendo com produtos de limpeza.

Proteções contra batidas

Você tem pets idosos ou com problema de cegueira? O seu cachorro é extremamente ativo e, às vezes, corre loucamente pela casa?

 

Independentemente do caso, proteja-o! Existem protetores de quinas que podem ser colocados na ponta de móveis e em lugares potencialmente perigosos ou pontiagudos.

Outros cuidados extras

Esses foram alguns dos objetos que podem ajudar os donos a manter a casa mais segura para os cães e gatos. Existem outros cuidados, porém, que também podem ser adotados, tais como:

  • Cuidar para que os fios elétricos não fiquem expostos. Fios devem estar bem acondicionados e longe do alcance dos bichos;
  • Evitar deixar brinquedos infantis ou objetos com cheiros convidativos ao alcance do pet. É impressionante a quantidade de animais que chegam ao veterinário com problemas no sistema gastroesofágico por conta de objetos pontiagudos, coloridos e até pedaços de pano que foram ingeridos durante um descuido do dono;
  • Mantenha medicamentos, sejam eles xaropes ou pílulas, em locais fechados e altos, longe do alcance dos animais;
  • Esconda os produtos de limpeza ou mantenha-os em superfícies altas, que não podem ser facilmente acessadas,
  • Latas de lixo devem estar sempre tampadas. De preferência, elas devem ficar longe do alcance do animal e não devem ser fáceis de abrir.

 

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!