Apps ajudam a acertar na encomenda de uma tinta para decoração, ou ainda replicam a cor em lâmpadas inteligentes
A internet democratizou o acesso a muitas áreas de conhecimento, facilitando inclusive a vida de profissionais como decoradores e designers. Se antes era necessário recorrer a materiais como catálogo de tintas, restritos a escritórios e lojas de construção, hoje é possível encontrar a cor ideal com o uso de diferentes tecnologias.
Basta apontar a câmera do smartphone ou tablet para uma página de revista, indicar uma imagem da internet ou posicionar o cursor do mouse para descobrir a cor desejada em poucos segundos. É importante dizer que esses recursos possuem limitações, já que a alteração de luz sobre o objeto ou superfície, assim como qualidade da imagem, podem influenciar na leitura feita por cada um.
Veja a seguir como identificar uma cor presente em uma superfície ou objeto, tanto físicos como digitais, e o que considerar durante o processo. Se você está trabalhando com um profissional de decoração, peça uma paleta de cores de referência, facilitando a adaptação do tom desejado para aplicações com mais ou menos luminosidade.
Entendendo a diferença entre os padrões de cores
No universo das artes, design, arquitetura, decoração, editoração, fotografia e tudo mais que envolve cor e imagem, as cores recebem um tratamento especial. Isso porque, para permitir que um mesmo tom de vermelho seja utilizado em uma página de revista, em uma estampa de tecido, na tinta para parede e em um projeto de iluminação, existem padrões de cores.
Cada tipo de mídia faz uso de um padrão, mas existem três principais: o padrão RGB, para uso digital; o padrão CMYK para uso gráfico, e a escala Pantone, que padroniza o uso das cores em diferentes indústrias.
Padrão RGB
De forma simples, o padrão RGB funciona com base nas três cores que compõem os pixels de telas e dispositivos digitais. A letra R (red) indica o vermelho, G (green) o verde e B (blue) o azul. Combinadas, elas tornam visíveis as milhões de cores em TVs, smartphones, computadores, tablets e quase todas as telas.
Padrão CMYK
O padrão CMYK é utilizado na indústria gráfica, e é baseado nas cores utilizadas em cartuchos de impressoras e maquinários gráficos. As cores são ciano, magenta, amarelo e preto. Combinadas em diferentes proporções, elas resultam nas cores de alta fidelidade em fotos e outros conteúdos impressos.
Como descobrir uma cor exata para cada ocasião
É possível que uma cor tenha te chamado atenção enquanto você assistia a uma série, ou em uma peça de roupa exposta em determinada loja. Com a ajuda dos recursos a seguir, é possível descobrir qual o nome ou código da cor, mas é importante lembrar que ela pode sofrer variação por conta dos padrões que falamos anteriormente.
Softwares online e sites
Esse recurso permite que você faça upload de uma foto do seu computador, ou indique um link de uma imagem existente na internet. Usando um processamento inteligente, essas ferramentas indicam o nome, código RGB, código CMYK, e dependendo do banco de dados, o tom correspondente na escala Pantone.
Aplicativos e sensores
Hoje em dia as lâmpadas inteligentes são bastante comuns, e a maioria dos aplicativos faz a leitura da cor de uma superfície para copiá-la na luz. Mas também existem aplicativos voltados exclusivamente para identificar cores a partir da captura de imagens da câmera.
A fidelidade da cor indicada pelo aplicativo vai depender da influência de fatores externos. Por exemplo, um objeto verde exposto ao sol pode ser interpretado de forma diferente pelo aplicativo, quando lido em um ambiente com menos claridade, ou com acabamento que reflete luz.
Color guide manual
Outra forma ainda bem comum de identificar a cor exata de um objeto ou superfície é utilizando um color guide. Ele nada mais é do que uma escala de cores impressa, que pode ter diferentes tamanhos. Ao posicionar o cartão de cor lado a lado com o objeto ou superfície, é possível identificar qual a tonalidade correspondente, mas isso exige um olhar mais técnico.
VEJA TAMBÉM
Projeto Contemplado Kombi no Circo na Fazenda em Rafard
Itinerantes: Kombi no Circo estaciona na 34ª Semana Cultural da Esalq
Piracicabano Vitor Silva de Paula lança livro sobre experiência com transtorno bipolar e saúde mental