24Horas Santa Bárbara d´Oeste 

Saber escolher e harmonizar o vinho traz sofisticação para a mesa


Existem técnicas específicas para a seleção do vinho e hoje é possível encontrar marcas com excelente custo-benefício

A combinação perfeita entre o cardápio escolhido e a bebida faz grande diferença em um jantar ou evento. O vinho bem harmonizado com o prato traz sofisticação para a mesa, seja um almoço ou jantar. Acertar sem ter conhecimentos específicos é difícil, pois a variação de vinhos é grande, são diferentes tipos de uvas, marcas nacionais ou importadas, diferentes pessoas e paladares. Que a bebida traz benefícios para a saúde não é novidade, mas a escolha correta não é tarefa fácil. Como selecionar o vinho para harmonizar com o prato ou diferenciá-los para uma melhor escolha?

Não é preciso ser expert na área para desenvolver habilidades e reconhecer bons vinhos disponíveis no mercado brasileiro e muitas vezes com preços acessíveis. Para quem se interessa pela área, o Senac Americana oferece o curso Básico em Vinhos. O curso capacita o aluno a identificar os diferentes tipos de vinho e adquirir os conhecimentos básicos dessa bebida.

A docente do Senac Americana, Gisele Sarmento, explica que o Senac traz aos participantes o estreitamento entre o mundo dos vinhos e o dia a dia. “Durante o curso, serão degustados mais de 15 vinhos, entre eles de produtores do Velho e Novo Mundo, onde o aluno poderá conhecer as técnicas desenvolvidas para se fabricar e até mesmo como funciona a tão dita harmonização. Para participar, não é necessário ser nenhum expert na área, apenas um apaixonado por vinhos”, afirma.

Gisele acrescenta que o diferencial do curso Básico em Vinhos do Senac Americana é que proporciona sempre o que existe de mais moderno em tipos de vinhos e suas vinificações, trazendo a atualidade para a sala de aula. “Trazemos vinhos que muitas vezes encontramos em qualquer estabelecimento comercial e que são ótimos. O que nos falta são apenas alguns conhecimentos para reconhecê-los”, frisa.

O programa contempla a iniciação à história do vinho; à viticultura e processos básicos de vinificação; principais regiões produtoras; tipologia de vinhos espumantes, tranquilos e fortificados; conceitos básicos de análise sensorial; fichas de degustação; noções de serviço de vinhos; noções de compatibilização entre alimentos e vinhos: harmonização, convivência e desacordo; identificação dos principais tipos de vinhos.

Para se inscrever, é necessário ter idade mínima de 18 anos e ensino fundamental completo.

Mais informações e inscrições podem ser obtidas no Portal www.sp.senac.br/americana ou no telefone 3621-1350.

Serviço:

Básico em Vinhos

Data: 15 de julho a 19 de agosto de 2016

Horário: sexta-feira, das 19 às 22h30

Local: Senac Americana

Endereço: Rua Dr. Angelino Sanches, 800 – Vila Gallo

Comentários

Leia também...