S. Bárbara segue com atividades do Outubro Rosa

A Secretaria de Saúde de Santa Bárbara d’Oeste, por meio do Centro de Referência em Saúde da Mulher, Atenção Básica e NES (Núcleo de Educação em Saúde) segue com as atividades do movimento “Outubro Rosa”. A iniciativa consiste na detecção precoce do câncer de mama. A ação inclui orientações, caminhada, palestras, exames de mamografia e coleta de papanicolau de pacientes nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) do município. Como parte da programação, o Paço Municipal, Teatro Municipal Manoel Lyra e Praça Coronel Luís Alves (Central) recebem no período a iluminação em tom rosa. No domingo (19) será realizada a Caminhada Pense Rosa. A ação ocorrerá a partir das 8h30 com saída do Centro Social Urbano.

Durante a semana todas as unidades estão promovendo Salas de Espera Ativa com diversos profissionais, além da apresentação de vídeos sobre a prevenção e o auto-exame do câncer de mama.  Nas unidades também estão sendo realizadas coletas de exame papanicolaou, encaminhamento para mamografia e distribuição de materiais informativos. As ações são realizadas de acordo com cronograma de cada unidade.

Segundo a coordenadora do NES, Joceane Moura Ribeiro, as ações realizadas durante o mês têm despertado a atenção não apenas das mulheres, mas de toda a sociedade. “O câncer de mama ainda causa um número considerável de mortes entre mulheres no Brasil. O Outubro Rosa busca a sensibilização do maior número de pessoas”, destacou. “Não podemos permitir que em pleno século XXI, mulheres continuem padecendo deste mal pela falta de acesso e pela falta de informação sobre estas doenças”, comentou o secretário de Saúde, Dreison Iatarola.

Mutirão de Papanicolaou

No sábado (18) as UBSs “Dr. Célio Faria”, no Romano, “Dr. Joel Lincoln May Keese”, no Vista Alegre e “Dr. Carlos Peres”, no 31 de Março, irão realizar, entre as 8 e 12 horas, mais uma edição do “Mutirão de Prevenção ao Câncer de Colo de Útero”, o exame de papanicolaou. O objetivo é aumentar o número de coleta de exames de papanicolaou, como forma de prevenção ao câncer de colo de útero.

Confira a programação:

18 de outubro, 8 horas – Mutirão de Coleta de Papanicolau nas UBSs Vista Alegre, 31 de Março e Conjunto Roberto Romano

19 de outubro, às 8h30 – Centro Social Urbano – Caminhada Pense Rosa

21 de outubro, às 13 horas no CRAS I – Vista Alegre – Orientação ao Câncer de Mama – Oficina Dançaterapia

22 de outubro, às 13 horas no CRAS II – São Fernando – Orientação ao Câncer de Mama – Oficina Dançaterapia

23 de outubro, das 13 às 16 horas no Vic Center – Orientação sobre prevenção de câncer do colo do útero e da mama / Saúde da Mulher

24 de outubro, às 9 horas no CRAS III – Nova Conquista – Palestra – Inteligência Emocional na Prevenção ao Câncer

24 de outubro, das 13 às 16 horas no Vic Center – Orientação sobre DST, distribuição de folders e preservativos / AMDIC.

25 de outubro, às 14h30 na Igreja Nazareno – Palestra e Chá da tarde

28 de outubro, às 13 horas no CRAS IV – Romano – Orientação ao Câncer de Mama – Oficina Dançaterapia

29 de outubro, às 13 horas no CRAS V – Planalto do Sol – Palestra – Inteligência Emocional na Prevenção ao Câncer

1º de novembro, às 8 horas na Denso do Brasil – Orientação e Panfletagem

Foto: Luís Eduardo Deffanti

Comentários

Notícias relacionadas