25 de abril de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

S.Bárbara amplia atendimento do Programa Criança Feliz

Compartilhe essa notícia!

O desenvolvimento integral na primeira infância por meio da brincadeira e atenção da família. Assim, o Programa Criança Feliz leva orientação às mães para a promoção de estímulos importantes por meio brinquedos lúdicos, feitos de materiais simples e acessíveis. Realizado pela Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste, por meio da Secretaria de Promoção Social, em parceria com o Governo Federal desde 2017, o “Criança Feliz” ampliou o atendimento neste ano, de 120 para 150 famílias.

 

As visitas são realizadas mensalmente, sendo de uma a quatro vezes de acordo com a faixa etária, conforme prevê a Portaria n. 2653, de 25 de outubro de 2017. A equipe é composta por 5 visitadoras e uma supervisora que percorrem diversas regiões da cidade.

 

O atendimento é oferecido para as mães desde a gestação até a criança atingir os 3 anos de idade, para as famílias que possuem o Cadastro Único e crianças de até 6 anos de famílias beneficiárias do BPC (Benefício de Prestação Continuada) ou em medida protetiva de acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente. Já as gestantes recebem orientações sobre cuidados com o bebê e puerpério.

 

A moradora do Residencial Bosque das Árvores, Alessandra da Silva Cardoso Ortiz, de 39 anos, aguarda a visitadora Carolina Vacari toda semana. “Eu vejo que meus filhos aprendem bem, querem pegar os brinquedos, ficam concentrados. O programa é excelente, faço as atividades, canto as musiquinhas que me ensinaram, tenho o chocalho, os peixinhos, tudo ajuda muito na coordenação motora também”, disse.

 

O Programa Criança Feliz tem caráter intersetorial, e faz interface com outras instituições como o Serviço de Assistência Social MEIMEI, Pastoral da Criança, Conselho Tutelar, Conselho da Criança e do Adolescente e secretarias de Saúde e Educação.

 

“O Programa transforma a realidade das crianças e das famílias, por meio do empoderamento da mãe no desenvolvimento dos filhos. E ainda são assistidas na integralidade, sendo encaminhadas para o setor responsável caso seja identificada alguma necessidade”, disse a secretária de Promoção Social, Maria Cristina da Silva.

 

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!