Roubos de carros registram aumento de 60%, diz SSP

Os roubos de veículos em Santa Bárbara d’Oeste (SP) tiveram um aumento de 60,9% de janeiro a setembro de 2014, em relação ao mesmo período do ano passado, segundo dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP). O balanço apontou que nos nove primeiros meses deste ano foram 132 casos, contra 82 de 2013. Em Piracicaba (SP), esse tipo de ocorrência passou de 433 para 560, um crescimento de 29,3 %.

O especialista em segurança Osvaldo Missio Júnior afirmou que a região de Piracicaba tem sido alvo de roubos de veículos por conta do crescimento populacional das cidades. Além disso, os criminosos usam durante as fugas a Rodovia Luiz de Queiroz (SP-304), que corta Santa Bárbara d’Oeste e Americana (SP), por ela ter ligação com outras três estradas (Anhanguera, Bandeirantes e do Comendador Mário Dedini).

Missio Júnior ressaltou que os criminosos deixam a capital e praticam roubos no interior por conta falta de efetivo policial na região. “Tem que existir uma política de reforço no efetivo, caso contrário esses números só vão aumentar”, disse.

ASSUSTADA

Uma mulher que preferiu não se identificar teve o carro roubado em março deste ano enquanto chegava em casa e chegou a ficar trancada no banheiro enquanto os criminosos levavam o veículo. “Fiquei muito assustada, perdi a vontade de andar de carro, é muito complicado dirigir sozinha, porque a gente nunca sabe quando vai ser abordada. Alguma coisa precisa ser feita”, afirmou.

AMERICANA

Em Americana, os roubos também tiveram aumento de 44,4%, segundo o balanço da SSP. De janeiro a setembro, foram 182 casos em 2014 contra 126 no mesmo período de 2013.

O QUE DIZ A POLÍCIA

A Polícia Militar afirmou que faz um trabalho preventivo na região e que nos últimos meses conseguiu fazer prisões. Já a Secretaria de Segurança Pública disse que faz um trabalho de inteligência e fiscalização para combater os roubos e também os desmanches irregulares.

Fonte: G1

Comentários

Notícias relacionadas