28 de março de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Roda de Capoeira Especial Dia das Mães acontece na Estação Cultural

Compartilhe essa notícia!

O evento marca a exposição daquilo que foi aprendido e apreendido nas Oficinas de Capoeira, realizada ao longo do mês 

Paranauê, paranauê, Paraná! A batida do berimbau pede passagem para realizar a segunda roda de capoeira de 2016, no Armazém da Estação Cultural da Fundação Romi, dia 08 de maio, domingo, às 10 horas. Assim como ocorre desde 2013, o contramestre Motta e os participantes da oficina de capoeira convidam a população para participar e ver o resultado do trabalho desenvolvido durante esse período na oficina. A entrada é franca.

A edição do mês de maio será justamente no domingo do Dia das Mães, uma data comemorativa em que se homenageia a mãe e a maternidade. As mamães que são da capoeira, ou que estarão presentes durante evento, serão homenageadas, e assim, o espaço será tomado pelo clima materno.

A Roda de Capoeira é um encontro aberto ao público, com entrada franca, e livre para todas as idades. Conta com a participação dos alunos da Oficina de Capoeira da Estação Cultural e de convidados especiais. Além de preservar esse bem cultural e imaterial, divulga e valoriza a riqueza do conjunto de misturas brasileiras, a capoeira, desenvolvida principalmente por descendentes de escravos africanos.

Oficina de Capoeira

A Oficina de Capoeira é um projeto da Fundação Romi voltado à valorização desse misto de arte e esporte. Além dos gingados, a Capoeira, com seu ritmo, canto, dança e música proporciona, ao público participante, apresentações de maracatu, afoxé e samba de roda. Nas Oficinas de Capoeira além de aprender a jogar, o aluno tem acesso aos fundamentos da arte, sua história e seus instrumentos. Não há limite de idade. As aulas acontecem aos sábados, das 10h30 às 12h30. Os interessados podem se inscrever na Estação Cultural, de terça a sexta-feira, das 9h30 às 17h30.

 

Realização: Contramestre Motta

Apoio: Fundação Romi

Informações: Estação Cultural, Av. Tiradentes, 02, centro, Santa Bárbara d´Oeste. 19.3455.4833. estacaocultural.org.br
ESTAÇÃO CULTURAL

Inaugurada em 2007, a Estação Cultural é resultado da revitalização da antiga estação ferroviária de Santa Bárbara d´Oeste pela Fundação Romi. A Estação Cultural é um lugar de encontros plurais e multiculturais, onde a comunidade pode aprimorar a sua percepção acerca da cultura local e regional, divulgar valores, trocar vivências, adquirir conhecimentos, experimentar emoções, elaborar pensamentos, tomar iniciativas e ajudar a constituir a identidade cultural da cidade e região. A Estação Cultural está localizada na Avenida Tiradentes, 02, no Centro de Santa Bárbara d´Oeste, SP. (19) 3455-4833. www.estacaocultural.org.br.

FUNDAÇÃO ROMI

Criada em 1957, em Santa Bárbara d’Oeste, pelo casal Américo Emílio Romi e Olímpia Gelli Romi, a Fundação Romi tem como missão promover o desenvolvimento social e humano através da educação e cultura. Pioneira na promoção da comunidade regional e na realização de ações sociais, atende mais de 30 mil pessoas por ano por meio de seus quatro grandes eixos: o Centro de Vivências do Desenvolvimento Infantil (CEDIN), o Núcleo de Educação Integrada (NEI), Centro de Documentação Histórica (CEDOC) e a Estação Cultural (EC). Tendo como apoiadora a Indústrias Romi S.A., instituições governamentais e não governamentais e demais parceiros da iniciativa privada, a Fundação Romi objetiva, continuamente, atingir maior número de beneficiários por meio de suas áreas de atuação, seus programas e projetos. Av. Monte Castelo, 1095, Jd. Primavera – Santa Bárbara d’Oeste, SP. (19) 3499-1555. www.fundacaoromi.org.br.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!