Portal SB24Horas

Conteúdo é aqui!

Roda da Conversa aborda planejamento financeiro dos idosos, em Americana

A primeira edição de 2018 do projeto “Roda da Conversa 60+”, promovido pelo Conselho Municipal do Idoso (COMID), abordou na tarde desta quarta-feira (28/2), no Centro de Integração e Valorização do Idoso (CIVI), o tema Planejamento Financeiro dos Idosos. A economista Kelly Curciol Ferreira orientou e alertou os participantes sobre empréstimos, renegociação de dívidas e controle de gastos. A presidente do COMID, advogada Danielle dos Santos Marques Cursiol, destacou no evento a questão da violência financeira contra o idoso.

 

Cerca de 30 idosos participaram da Roda de Conversa, esclarecendo dúvidas sobre o tema abordado. Para a economista Kelly, o idoso precisa elaborar um controle financeiro para ficar dentro do orçamento. “O idoso necessita deste planejamento para que não extrapole o orçamento, não gastando mais do que recebe com o salário da aposentadoria. O cartão de crédito também deve ser utilizado com atenção e os empréstimos consignados devem ser contraídos somente se forem extremamente necessários”, disse a economista.

 

Sobre a questão de empréstimos, a presidente do Comid falou sobre a violência financeira que o idoso pode sofrer. “Existe uma preocupação nacional com o endividamento de pessoas idosas. Determinados casos vão até para a esfera judicial. O grande número de endividamento com idosos está relacionado com empréstimos feitos a pedido de familiares em nome do idoso. O idoso acaba sendo levado por insistência dos familiares a contrair a dívida, o que configura a violência financeira contra o idoso”, explicou Danielle.

 

O aumento da expectativa de vida também é uma questão que o idoso tem que levar em conta para planejar seu orçamento financeiro. “Temos que ter a noção de que a expectativa de vida hoje está aumentando. Então o idoso precisa se preparar e se programar para que o salário da aposentadoria possa atender as suas necessidades. A família pode ajudar a fazer este controle”, disse a presidente do Comid.

 

Sobre economia, os idosos receberam dicas para que haja uma folga no orçamento. Para economizar, foram citadas alternativas para o lazer, como aproveitar os eventos gratuitos e viagens com transporte gratuito no estado de São Paulo. Há ainda programas sociais em que os idosos podem ser inseridos e a possibilidade de isenção do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano).

 

O projeto Roda de Conversa 60+ tem como objetivo promover a cidadania e o protagonismo na Melhor Idade, realizando durante o ano encontros a abordagem de temas sobre saúde, educação, esportes, direitos dos idosos, entre outros. É realizado sempre na última quarta-feira do mês no CIVI.

O Comid atende de segunda a sexta-feira, na Casa dos Conselhos, no CCL – Centro de Cultura e Lazer, na Avenida Brasil.

 

Fotos: Marília Pierre

Comentários

Dennis Moraes