26 de abril de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Robôs e segurança: entenda como funcionam os aparelhos tecnológicos de monitoramento

Compartilhe essa notícia!

Soluções modernas, que podem auxiliar e até substituir as pessoas na vigilância de casas e empresas, já são uma realidade

 

Ainda há quem pense que robô é coisa de filme de ficção científica, mas a verdade é que essa tecnologia do futuro já faz parte do presente. Já tem robô que limpa a casa, conversa conosco e até entrega pizza durante nevascas.

 

Uma das áreas em que o uso desse tipo de tecnologia mais tem se desenvolvido, e merece destaque, é a segurança. Na sede da Microsoft, no Vale do Silício, por exemplo, são robôs que fazem esse trabalho.

 

E esse é só um exemplo. Cada vez mais empresas estão investindo nesse tipo de serviço, principalmente, porque estamos falando de soluções que costumam ser bastante eficientes.

Tudo começou com ‘a Internet das coisas’

A grande responsável pelo desenvolvimento de soluções inovadoras, como os robôs vigilantes, é “a Internet das coisas”. O conceito é utilizado para definir uma revolução tecnológica que permitiu a conexão de objetos em rede.

 

Essa funcionalidade permitiu que os objetos do nosso dia a dia consigam, cada vez mais, agir de maneira inteligente e integrada, respondendo de forma eficiente a diferentes situações.

 

Com “a Internet das coisas”, o mundo real e o digital se tornam, praticamente, um só, com dispositivos que conversam uns com os outros por meio da nuvem e geram informações e ações precisas por meio dessa interação.

 

É desse ponto de partida que começaram a surgir aparelhos tecnológicos e robôs cada vez mais modernos, que podem monitorar diversos espaços, com informações em tempo real.

E resultou em robôs com múltiplas funções

Várias empresas, universidades e departamentos de polícia e vigilância privada já estão utilizando robôs como parte de suas equipes de segurança. Essas soluções podem ajudar, ou até mesmo substituir, as pessoas em determinados locais, evitando que elas sejam colocadas, por exemplo, em situações de risco.

 

Disponíveis em vários modelos e com funcionalidades diversas, algumas surpreendentes, eles funcionam, normalmente, com baterias recarregáveis e disponibilizam informações a todo tempo para a central de segurança para a qual estão trabalhando.

 

Guiados por GPS, os robôs conseguem desviar de obstáculos e se deslocar por grandes áreas. Com uma câmera integrada, eles conseguem enviar fotos e vídeos ao detectarem qualquer comportamento estranho. Também podem ser equipados com microfones e captar qualquer som suspeito.

 

Outras funcionalidades comuns incluem: visão de 360 graus, girando em torno de si mesmos, visão noturna e capacidade de medir pressão e temperatura. Assim, fazem a segurança completa, evitando não só invasões, como incêndios e qualquer outro acidente previamente detectável, como um vazamento de gás.

Que podem, inclusive, fazer a segurança da sua casa

Também há opções menores, boas a segurança doméstica, substituindo as câmeras tradicionais. Uma delas é um pequeno robô, em formato de bola, que consegue circular pelos ambientes, e te avisa, por um aplicativo, no caso de qualquer ocorrência.

 

O dono pode controlar a bola, remotamente, e receber as informações coletadas no dispositivo de sua preferência, como um computador pessoal ou smartphone, por exemplo. Assim, é possível garantir que a sua casa está segura, a qualquer hora e de qualquer lugar.

 

Por enquanto, mesmo os robôs domésticos ainda custam, relativamente, caro, mas a tendência é que essas soluções fiquem cada vez mais acessíveis e ganhem cada dia mais espaço no mercado.

 

Não se surpreenda se for recebido por um robô na próxima vez que for visitar alguma empresa. Se depender da Internet das coisas, daqui a pouco tempo, esses “guardas” podem ser comuns, também, na sua casa e na dos seus amigos.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!