Skip to content
Primary Menu
  • Brasileirão 2026
  • Formula E
  • Santa Bárbara d´Oeste
  • Feiras Livres
  • Brasil / Mundo
  • Região
  • Política
  • Social
  • Musa 24 Horas
  • Auto Motor
  • Saúde
  • Opinião
  • Dennis Moraes
  • TV24HORAS
Light/Dark Button
  • SE INSCREVA EM NOSSO CANAL
  • SPACESS ESTUDIOS
SB24HORAS

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Rezende busca programa da UFSCar para melhorar educação pública em Americana

Redação 23 de agosto de 2017 2 minutes read

O vereador Welington Rezende (PRP) quer a implantação de programa da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos) na rede municipal de educação de Americana. O programa auxilia alunos com dificuldade de ler e escrever.

  • SAFE GREEN - CERTIFICADO DIGITAL

O parlamentar conheceu nesta quarta-feira (23) detalhes do projeto no Instituto de Ciência e Tecnologia, instalado nas dependências da universidade, e se reuniu com a professora Deisy das Graças de Souza, docente do Departamento de Psicologia da UFSCar e responsável pelo projeto.

Mediante assinatura de convênio, a UFSCar disponibiliza um software, libera acesso às escolas municipais e fornece treinamento a professores e coordenadores.

Rezende explicou ser um método de aprendizagem eficiente para crianças com iniciação em leitura e escrita e para adultos em cursos de supletivo, como o EJA (Educação de Jovens e Adultos), com dois módulos e prazo de conclusão de cerca de um ano.

“É um currículo aplicado individualmente aos alunos com dificuldade de ler e escrever. Esses estudantes precisam de repetição ao fazer as tarefas. O programa foi desenvolvido baseado em testes de laboratórios para melhorar procedimentos de aprendizagem. Tudo é feito online, os alunos treinam de três a quatro vezes por semana, de 10 a 30 minutos, e o resultado comprovado pela universidade é que os estudantes mudam o comportamento, aprendem e melhoram o rendimento em sala”, afirmou Rezende. “Há, inclusive, relatos de outras cidades que aumentaram o índice do Ideb por meio do programa”, completou o vereador, que trabalhará para implantar o projeto na cidade.

Segundo estudos da UFSCar, um em cada quatro alunos precisa do programa para aprender a ler e escrever. Atualmente, nove municípios brasileiros são atendidos pela universidade.

A contrapartida do município é fornecer professor encarregado pelo reforço, sala de informática com acesso à internet e técnico de informática.

Dados do Quedu apontam que apenas 51% dos alunos do 9° ano da rede municipal aprenderam adequadamente a disciplina de português.

  • Facebook
  • Share on X
  • LinkedIn
  • WhatsApp
  • Email
  • Copy Link

About the Author

Redação

Administrator

View All Posts

Post navigation

Previous: Thiago Martins pede informações sobre a linha férrea em Americana
Next: Hortas caseiras são opções viáveis para quem busca uma alimentação mais saudável
  • Quem Somos
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Expediente

Tags

#SantaBárbaraD'Oeste Americana Bebel Brasil campanha Crianças cuidados cultura DAE Dengue Dennis Moraes desenvolve sbo dicas Economia educação emprego fiscalização informações inscrições LBV Nova Odessa Obras opinião PAT piracicaba prefeitura prevenção Rafael Piovezan SantaBarbaraDOeste Santa Bárbara Santa Bárbara d´Oeste saúde saúde mental SaúdePública SB24Horas SBO sbocity Sustentabilidade Suzano Tivoli Shopping TivoliShopping tratamento Vacinação vagas Vereadores
  • Podóloga Especialista pés Diabéticos
  • Podóloga Especialista pés Diabéticos
  • APOSERV SERVIÇOS PREVIDENCIÁRIOS
  • APOSERV SERVIÇOS PREVIDENCIÁRIOS
  • APOSERV SERVIÇOS PREVIDENCIÁRIOS

Desenvolvido por Dennis Moraes - Portal SB24HORAS

Menu
  • Quem Somos
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Expediente