Política RMC

Rezende apresenta consórcio de saúde e Omar pede ‘pressa’ em implantação

O vereador Welington Rezende (PRP) reuniu na manhã desta sexta-feira (19) autoridades de Americana e Nova Odessa e apresentou o Cismetro (Consórcio Intermunicipal de Saúde na Região Metropolitana de Campinas-Norte) ao prefeito Omar Najar (PMDB), secretário de Saúde de Americana, Gleberson Miano, e secretário de Saúde de Nova Odessa, Vanderlei Cocato, como alternativa à falta de médicos especialistas e exames na rede básica de ambos os municípios. Omar afirmou ter “pressa” na formação do consórcio de saúde.

 

O objetivo, explicou Rezende, é reduzir as filas de espera e dar vazão às demandas reprimidas em consultas e exames nas especialidades da rede pública de saúde, uma vez que Americana está impedida de abrir concurso público pelo período de quatro anos pelo fato de ter exonerado servidores em estágio probatório. Ainda, o município está acima dos 54% da LRF (Lei de Responsabilidade Fiscal). O Consórcio, reforçou o parlamentar, não entra na LRF e na folha de pagamento da Prefeitura.

 

“É uma solução a médio prazo que estamos apresentando ao prefeito. Precisamos combater as filas de espera em especialidades como cardiologia, reumatologia, gastroenterologia, endocrinologia, dermatologia, psiquiatria e tantas outras. Os carros-chefes do consórcio são os diagnósticos, especialidades e plantões médicos, o que nossa cidade carece”, afirmou Rezende.

 

As autoridades discutiram a implantação do Cismetro em Americana e Nova Odessa. Entre a tramitação de todos os procedimentos legais está o envio do protocolo de intenções para aprovação na Câmara e a ideia é acelerar a instalação do consórcio.

 

“O prefeito Omar disse que podemos contar com ele sobre o consórcio e que é dessa ideia que Americana precisa. O prefeito aprovou a iniciativa e disse ter pressa em implantar o consórcio”, disse Rezende.

 

Participaram da reunião a integrante do Cismetro, Ana de Elisabete Filomeno, o vereador de Americana, Thiago Martins (PV), além dos parlamentares de Nova Odessa, Avelino Xavier Alves (PSDB), Tiago Lobo (PCdoB), e Sebastião Gomes dos Santos (PMDB).

 

REGIME PJ

Por meio do consórcio, os médicos podem ser contratados em regime PJ (Pessoa Jurídica) e clínicas especializadas em procedimentos como raio-x, ultrassom, mamografia e outros exames podem se credenciar e atender pacientes da rede pública.

Para avaliação da qualidade do atendimento – indicador priorizado pelo TCE (Tribunal de Contas do Estado) – o consórcio realiza pesquisas de satisfação permanentes e médicos alvos de reclamações podem ser substituídos.

Comentários
Redação
Criado e desenvolvido por Dennis Moraes, o site SB24horas surgiu em 08 de janeiro de 2013. Após um tempo na cobertura de eventos, criou o portal com o objetivo de levar a informação regional ao mundo, através da web. Atualmente o portal ultrapassou a marca de 350 mil visualizações mensais. Nossa Visão Ser reconhecida pelo maior número de pessoas e se tornar referência entre os meios de comunicação da Região Metropolitana de Campinas, com o pioneirismo da TVWeb. Nossos Valores Compromisso com a verdade; Apuração dos fatos; Compromisso com a qualidade; Transparência, integridade e idoneidade; Comportamento ético; Responsabilidade com o público;
https://sb24horas.com.br