26 de abril de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Resultado de trabalho de Artes vira exposição virtual

Compartilhe essa notícia!

Resultado do trabalho feito em Artes por alunos do Núcleo de Educação Integrada vira exposição virtual

 

Há muitas maneiras de ser e de se reconhecer, e uma delas é através da arte. O trabalho sobre identidade que está sendo desenvolvido pelos alunos nas aulas de Artes, do Núcleo de Educação Integrada da Fundação Romi, buscou a inspiração em grandes retratos da história. As crianças da Educação Infantil e Ensino Fundamental I, assim como suas famílias, foram convidadas a pesquisarem essas obras e reproduzi-las.

As turmas de 6º e 7º também realizaram esse exercício e para isso, partiram da inquietação: “se neste período não podemos ver a arte de perto, que tal nos transformarmos em arte?“, dando continuidade ao projeto: “Diferenças e contextos: o respeito à dignidade humana”.

O resultado não poderia ser mais encantador, cada qual com sua singularidade e poesia, comprovando que de fato a vida imita a arte. “O material é muito rico, e acreditamos que é importante compartilhar, não somente com as famílias, mas também com a comunidade. Com isso, foi criada uma galeria de fotos, uma exposição virtual, em nosso site para que todos possam ver e apreciar os trabalhos, com a participação especial das famílias”, fala a diretora do NEI da Fundação Romi Ericka Vitta.

O trabalho com o tema “Construção da minha identidade poética” nas propostas de Artes para Educação Infantil e Fundamental I tem sido enriquecedor, uma vez que cada criança traz muito de sua personalidade e características em cada nova atividade. “Um dos desafios na Educação à Distância é manter a criatividade sempre motivada, e para isso mergulhamos em recursos tecnológicos que pudessem ajudar e inspirar as crianças. Uma delas foi a visita virtual à Pinacoteca do Estado de São Paulo, onde tiveram contato com obras importantes da história da arte brasileira. Grande parte do acervo consiste em retratos, e a partir dessa observação as famílias foram convidadas a investigar famosas pinturas para realizar uma releitura em fotografia. O resultado foi muito além do esperado e percebemos a sensibilidade na reprodução de cada foto, mostrando mais uma vez o quanto a arte nos une e traz significado à vida”, enfatiza a professora de Artes do NEI da Fundação Romi Gabriela Pyles.

Os alunos, através de suas experimentações e vivências abrem caminho para o desenvolvimento da criatividade, além de fomentar a cultura. “Estamos trabalhando identidade, e além de construir esse entendimento de quem somos de forma artística, identidade remete ao que gostamos, apreciamos e nos identificamos. Após a visita virtual no museu, trouxemos a proposta de releitura buscando referência em retratos da história da arte. É um processo que inclui a apreciação das obras, uma escolha com a qual mais me identifico, com aquilo que quero representar, e o fazer artístico englobando a uma gama de concepções”, explica o educador do Núcleo de Educação Integrada da Fundação Romi Gabriel Ferreira.

A mudança do paradigma do aprendizado e da relação entre o aluno e o professor, onde o aluno passa então a ser o protagonista na construção do conhecimento traz uma aprendizagem com identidade e significado. “Diante do Isolamento Social, busco realizar propostas que os alunos possam executar com as opções que tem em casa”, comenta a professora de Artes dos 6ºs e 7ºs anos Fernanda Cia. “Com nosso tema gerador ‘Diferenças e contextos: o respeito à dignidade humana’, lancei o desafio para que realizassem releituras, visando as diferenças que há nas artes. Eles pesquisaram, com base na História da Arte, e escolheram a obra que mais se identificaram, já que eles iriam compor as obras. Eles se transformaram em Arte, e tiveram que pensar no todo: quais elementos, o que compõe a cena, a reprodução em casa, os detalhes, reprodução para recriara cena. Fiquei muito feliz, pois o resultado ficou muito bom. E agora compartilhamos com todos, através da exposição online”, afirma Fernanda.

 

Serviço – Confira a exposição virtual com as releituras dos alunos da Educação Infantil, Fundamental I e 6ºs e 7ºs anos: http://fundacaoromi.org.br/fundacao/fundacao-romi/galeria/fotos

Sobre o Núcleo de Educação Integrada

 

O Núcleo de Educação Integrada é uma escola de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio cujo sistema de ensino, por meio de desafios e vivências laboratoriais, faz do aluno agente ativo de sua formação. Baseado na resolução de problemas (PBL – Problem Based Learning), no aprendizado baseado em equipes (TBL – Team Based Learning) e tendo por essência a valorização do lúdico, o desenvolvimento da autonomia e o estímulo às competências socioemocionais, a metodologia ativa do NEI salvaguarda cada idade e fase da aprendizagem. Sua proposta pedagógica atende as exigências curriculares previstas pelo Ministério da Educação e se amplia à medida que as Áreas do Conhecimento se integram e resignificam o saber. Através de uma tecnologia problematizadora, crianças, adolescentes e jovens são instigados a pesquisar e a resolver inquietações, favorecendo o desenvolvimento de competências socioemocionais necessárias aos desafios contemporâneos, à autonomia e às relações interpessoais. O Núcleo de Educação Integrada fica à Av. Monte Castelo, 1095, Jd. Primavera, em Santa Bárbara d’Oeste, SP. (19) 3499-1555. www.fundacaoromi.org.br/nei.

Sobre a Fundação Romi

Seu legado iniciou em 1957, em Santa Bárbara d’Oeste, pelo casal Américo Emílio Romi e Olímpia Gelli Romi. Tendo como missão promover o desenvolvimento social e humano através da educação e cultura, a Fundação Romi é pioneira na promoção da comunidade regional e na realização de ações sociais, beneficiando mais de 30 mil pessoas, por ano, através de seus dois grandes eixos: Educação e Cultura. Mantenedora do Núcleo de Educação Integrada, sua escola de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio, oportuniza a formação integral, autônoma e protagonista de crianças, adolescentes e jovens. Além disso, promove, por meio de seu Centro de Documentação Histórica, projetos de educação patrimonial para crianças do Ensino Fundamental I, para reconhecimento e conhecimento da história local como elemento de cultura e cidadania. Somado a isso, seu Centro de Documentação Histórica também realiza o Processamento Técnico da memória do município para guarda, preservação e disponibilização do acervo à população para consulta e pesquisa. Dentre as unidades da Fundação Romi também está a Estação Cultural de Santa Bárbara d´Oeste que, por meio de oficinas livres, culturais e de formação, projetos de fomento à economia criativa, de elevação do status cultural e de ações socioeducativas atende milhares de pessoas por ano. A Fundação Romi está localizado à Avenida João Ometto, 200, Jd. Panambi, em Santa Bárbara d´Oeste. (19) 3499-1555. www.fundacaoromi.org.br

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!