Portal SB24Horas

Conteúdo é aqui!

Opinião

Resiliência Humana: A arte de superar as adversidades

Quem nunca passou por momentos difíceis e achou que por breve minutos a situação nunca iria terminar.  Sim, todos nós já passamos ou ainda estamos passando por momento difíceis, mas parece que algumas pessoas tem uma capacidade maior de superar obstáculos, mudanças indesejáveis e tragédias com mais facilidade que outras pessoas.

E isto não apenas tem haver com o momento que estamos vivendo, mas com as adversidades que aparecem em nossas vidas, como pessoas que passam por um tratamento doloroso (câncer), perdem o emprego, problemas familiares ou passam por tragédias e nunca perdem a esperança. Se encontram sempre otimistas, positivas e prontas para seguir em frente, independente o que aconteça.

Qual o nome para isso? O nome usado tem se propagado durante os últimos anos, onde a psicologia adota o termo para se referir a pessoas que conseguem se adapta a dificuldade, traumas, ameaças, tragédias ou seja situações que podem provocar estresse.

O nome é resiliência humana que é a habilidade que permite que respondemos de forma clara as adversidades ou estresse elevado. Essa capacidade humana de acordo com neurocientistas, nos faz dar a volta por cima diante de situações difíceis e qualquer pessoa pode desenvolver essa habilidade.

O termo resiliência, apesar de ter sido adotado pela psicologia é advindo da física e se refere à propriedade que alguns tipos de corpos apresentam de retornar à forma original após serem submetidos a um estado de pressão forte, mas consegue voltar ao seu estado não perde a qualidade.  Podemos utilizar como exemplo uma esponja de lavar louça que após esta ser apertada, ela volta ao seu formato original ou até mesmo a mola que ao ser pressionada ela volta como era antes.

Ser resiliente não quer dizer que não aja dor e sofrimento, sentimentos como angustia e tristeza são comuns diante de situações adversas em nossas vidas. A resiliência tem a ver com os comportamentos, pensamentos e ações que aprendemos e desenvolvemos ao longo da vida de qualquer pessoa.

 

Pessoas resilientes conseguem controlar mais suas emoções, tem mais confiança em si, em suas capacidades para enfrentarem as adversidades da vida.

Então não existe uma estratégia especifica para se tornar resiliente, mas os estudos apontam que ela auxilia a construir a nossa inteligência emocional, que nada mais que nossa capacidade em saber identificar e lidar com as emoções e sentimentos, tantos nossas quanto de outras pessoas.

 

Dicas para desenvolver a resiliência

 

Enfrentar o problema de forma clara e objetiva

Surgiu um problema difícil diante de você. Tendemos sempre a encontrar algo ou alguém para culpar, acabamos que focando tanto no problema, que esquecemos de focar no principal, a solução para ele. Tente analisar a situação com um “olhar” de fora para dentro, assim, poderá analisar se sozinha pode resolver ou se irá precisar da ajuda alguém.

 

Lidar com as emoções

Essa não é uma tarefa fácil, até por que esse um tipo de questão que não aprendemos na escola. Quando você reconhece o que sente e sabe nomeá-lo fica mais fácil de lidar nos momentos adversos que aparece. Desenvolver o autoconhecimento é primordial e isso é possível através da terapia.

 

Empatia

A empatia nada mais é que se colocar no lugar do outro. Se perguntar e se fosse comigo? Será que eu gostaria de ser tratado desta forma, esse tipo de exemplo gosto de dar para exemplificar o verdadeiro significado da palavra empatia. Que não somo obrigados a concordar, mas a respeitar a opinião alheia e tá tudo bem.

 

Descubra quais são os seus pontos fortes

Pessoas resilientes conhecem quais são seus pontos fortes e usam a seu favor. Quando descobrir quais qualidades são mais fortes, pode pensar de qual maneira ela pode te auxiliar diante das situações difíceis na sua vida.

 

Não diminua a sua situação

Independe por qual situação esteja passando, é a sua luta. Então por mais que para os outros, a sua situação seja pequena, não há diminua. Cada um tem uma situação que para si é adversa e estressora, então não diminua o que sente.

Elimine a negatividade

Quando nos vimos diante de situações que para nós são difíceis, tendemos a pensar que não dará certo. Focamos no negativo, desta forma atraindo o que mais temamos e fazendo com que nos sentimos sem esperança ou saída de uma resolução. Procure se tornar positiva diante das adversidades, será mais fácil de encontrar soluções para isso.

 

*Psicóloga Clínica Katia Baio, CRP: 06/122478. Atendimentos online e presencial de adultos. Programa Vida & Mente, todas as quartas-feiras às 20 horas pelo Sb24horas.

 

Referência:

http://sobrare.com.br/wp-content/uploads/2015/11/ebook-desenvolvendo-uma-cultura-resiliente-nas-organizacoes.pdf

https://www.scielo.br/pdf/pe/v8nspe/v8nesa10.pdf