25 de abril de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Resíduos de restaurante “alimentam” horta na periferia de Piracicaba (SP)

Compartilhe essa notícia!

Quintal do Sertanejo foi estruturado com conceitos sustentáveis, incluindo aquisição de produtos de pequenos produtores rurais

 

Em seu primeiro mês de atividade, o programa de compostagem do restaurante Quintal do Sertanejo coletou 516 quilos de resíduos orgânicos, que são as cascas e os dejetos não utilizados na produção dos pratos, além de sobras de alimentos deixados por clientes e que retornam à cozinha para o descarte correto. Os resíduos estão sendo levados para um processo de compostagem, onde são misturados com grama e folhas secas e servirão como adubo para a produção da horta comunitária da Paulicéia. A proposta para os próximos meses é ampliar essa parceria, utilizando o sistema reverso ao tornar o restaurante não apenas fornecedor dos resíduos como também consumidor das hortaliças oriundas dela.

 

Segundo o gestor do restaurante, Lucas Trivelato, a decisão de estabelecer um programa de destinação correta dos resíduos orgânicos foi exatamente o impacto a ser gerado por essas sobras, caso jogadas diretamente no lixo comum. Neste primeiro mês de coleta, do total de 516 quilos de resíduos orgânicos. “O programa não apenas tem cunho ambiental, mas também social.”

A coleta é realizada três vezes por semana, em horário fora do fluxo de atividade do restaurante. Antes de iniciar a atividade da coleta desses resíduos, 12 funcionários do restaurante passaram por um período especial de formação, que incluiu o aprendizado sobre a destinação adequada. “Uma próxima formação está prevista para o segundo semestre de 2019, a fim de reforçar a prática e refinar as dúvidas”, contou o biólogo Cristiano Pastor, responsável pelo desenvolvimento do programa no Quintal do Sertanejo.

O problema do lixo orgânico

Considerando a situação demográfica e territorial brasileira, a destinação do lixo orgânico é uma das questões de maior impacto público e necessidade de solução. Dados da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), mostram que a geração de resíduos sólidos urbanos em 2017 foi de 78,4 milhões de toneladas no País, sendo a região Sudeste responsável por 53% desse total.

O município de Piracicaba registrou, no mesmo ano, 100.862 toneladas de resíduos coletados, sendo que pouco mais de 46% desses resíduos são compostos orgânicos que poderiam ter outra destinação, como a compostagem, mas a prática ainda é restrita. Os dados são da Sedema (Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Piracicaba).

“O desafio é educar as pessoas para a destinação correta do lixo. Os resíduos orgânicos podem ser uma fonte rica de nutrientes para hortas e jardins, por exemplo, beneficiando as comunidades”, informa Cristiano Pastor.

 

Sustentabilidade é destaque no estabelecimento

 

Seja na decoração, na aquisição de produtos alimentícios, no cuidado do feitio culinário, o restaurante Quintal do Sertanejo é um lugar diferenciado. O estabelecimento foi todo pensado dentro de conceitos sustentáveis de funcionamento, a começar pelos produtos, todos adquiridos de pequenos produtores rurais, respeitando e incentivando as famílias do campo. A primeira franquia da marca, que abriu sua loja-piloto em Piracicaba, interior de São Paulo, é pioneira no Brasil a trazer especialidades exclusivas em porco e frango.

 

A consciência ambiental, dentro de padrões sustentáveis, nem sempre é visível aos olhos dos clientes, mas perceptível na utilização, na qualidade dos serviços e no respeito com cada escolha. Para se ter uma ideia, todas as torneiras seguem o modelo de controle pingadeira (corta-pingos) e um dispositivo econômico foi instalado diretamente no relógio para diminuir a pressão e a entrada de ar junto com a água, promovendo uma economia mensal de até 20%. Na cozinha, a opção pelo uso da lavadora de louças também foi comprovadamente benéfica para a economia de água e de tempo de trabalho.

 

Para o preparo de porções e pratos fritos, é utilizado o óleo de algodão, mais saudável, em fritadeira industrial americana, tudo servido em louças de cerâmica, incluindo o cafezinho coado à mesa, à vista do cliente. Diariamente, lixos e materiais recicláveis são separados e despachados corretamente.

 

O Quintal não usa objetos plásticos. As bebidas são servidas em garrafas retornáveis, compradas de fornecedores de pequeno porte ou regionalizados, e sem canudos, mas, caso o cliente deseje, são disponibilizados canudos biodegradáveis. Como novidades em bebidas, o guaraná Gloops, orgânico e sem conservantes, e a cerveja Horny Pig, artesanal, cítrica, criada para acompanhamento a carnes suínas.

 

Todo o ambiente recebeu uma atenção especial e a decoração traz detalhes históricos, restaurados de fazendas centenárias da região de Barretos (SP), como janelas, formas de tijolo de barro e gradis. Para as luminárias, foram utilizadas garrafas de diferentes marcas de aguardente nacional, recicladas e reinventadas com criatividade, que conferem um ar de simplicidade, conforto e rusticidade.

 

As paredes do restaurante mostram tijolos aparentes, respeitando a construção da casa onde está instalado, um prédio de meados do século 20 na esquina das ruas Voluntários de Piracicaba e Alferes José Caetano, na área central de Piracicaba.

 

Na área externa, adequada para happy hour ou confraternizações, o deck é todo em madeira de demolição – que também se nota na área interna – e as paredes ganharam cobertura verde, além das plantas que ambientam o espaço.

 

As crianças são sempre lembradas. Para elas, uma área kids foi projetada, moderna e equipada, com espaço para leitura, brinquedos pedagógicos, TV com programação especialmente infantil, para que os pais e familiares possam ter maior tranquilidade enquanto curtem o momento e mantêm os pequenos sempre à vista. “O cuidado com as pessoas é a principal consciência do nosso pessoal e isso se aplica ao nosso ambiente e modo de trabalho”, afirma Lucas Trivelato.

 

Serviço

 

Quintal do Sertanejo – Loja-piloto Piracicaba. Rua Voluntários de Piracicaba, 609, Centro. Reservas: (19) 3422-8425. Nas redes sociais: Facebook/quintaldosertanejo. Instagram: @quintaldosertanejofood. Acesse: www.quintaldosertanejo.com.br. Horário: de segunda à quinta, das 11h às 23h; de sexta e sábado, das 11h às 24h; aos domingos, das 11h às 16h. Diferenciais: Almoço servido diariamente em horário estendido, das 11h às 16h e, a partir desse horário, jantar; Balcão de serviço e área externa coberta para happy hours e confraternizações.

[easy_image_gallery gallery=”778″]

 

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!