24Horas RMC 

Resíduos coletados pela Coleta Seletiva aumentam 260% em S.Bárbara

A Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, aumentou em 260% a quantidade coletada pelo sistema de Coleta Seletiva no município. Em balanço divulgado nesta sexta-feira (4) pela pasta, o mês de junho contou com a coleta de 23.380 quilos de materiais contra 9.000 quilos coletados durante o mês de maio. O número de junho é praticamente igual aos dos meses de março, abril e maio juntos, quando 26.610 quilos haviam sido coletados.

 

O aumento na coleta foi possível em virtude do novo sistema implantado no município, com a colocação de mais caminhões para a coleta porta a porta, definição de novo cronograma de bairros atendidos – ampliando em três vezes a área atendida – instalação de contêineres de material reciclável em áreas onde há maior fluxo de pessoas e novo gerenciamento dos quatro Ecopontos existentes, contemplando a nova política de coleta de resíduos em Santa Bárbara.

 

Anteriormente, 32 bairros eram atendidos com a coleta seletiva porta a porta. A partir de agora, 93 bairros previamente determinados recebem o serviço, de segunda a sábado, com atuação de três caminhões, sendo um da Prefeitura, um de empresa contratada e outro da cooperativa de reciclagem Recicoplast. Além disso, a Prefeitura passou a disponibilizar 30 contêineres com capacidade para 2.500 litros em formato de “iglus”, adesivados e devidamente identificadas com os dizeres “Lixo Reciclável”. A instalação de novas unidades continua nos próximos meses.

 

Na análise do secretário de Meio Ambiente de Santa Bárbara d’Oeste, Rafael Pioveza, um dos maiores desafios da pasta é o gerenciamento de resíduos sólidos. “Esse é um tema que tem sido tratado com muito carinho pelo prefeito Denis Andia, presidente do Consórcio de Resíduos (Consimares). Isso significa que organizar os sistemas de coleta de materiais têm sido um dos grandes trabalhos desenvolvidos pela Secretaria”, disse. “Um resultado como obtivemos esse mês na coleta seletiva é motivo de grande orgulho. Isso porque, à medida que aumentamos a destinação de materiais a reciclagem, promovemos melhorias socioeconômicas”, completou.

 

Ainda de acordo com o secretário, a política no gerenciamento de resíduos está no caminho certo. “Estamos tornando Santa Bárbara melhor e buscando atender as pessoas da melhor forma possível. Sabemos que a demanda é grande e que muitas outras atividades se fazem necessárias, mas o enfoque dado pelo prefeito Denis Andia às questões ambientais nos possibilitam projetar melhorias e concretizá-las no cotidiano das pessoas”, analisou.

 

Todos os resíduos coletados no sistema são enviados para a Recicoplast, responsável pela separação e destinação de forma correta. Paralelo a isso, os Ecopontos dos bairros Jardim Gerivá, Parque Olaria, Nova Conquista e Planalto do Sol estão abertos diariamente, das 6 às 11 e das 12h30 às 18 horas, disponíveis à população para o descarte de pequenos volumes de resíduos de construção civil, poda, jardinagem e materiais recicláveis. Todas as unidades contam atualmente com um sistema de gerenciamento do que é descartado e estrutura física devidamente adequada, com alambrados, cascalho, caçambas menores e maiores, iluminação, novas guaritas e profissionais para o recebimento do que é descartado.

 

Foto: Luís Eduardo Deffanti

 

Assessoria de Imprensa

Comentários

Leia também...