28 de setembro de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

“Requeijão falso” está disponível nos supermercados e tem misturas na composição

(crédito: divulgação istock)

Compartilhe essa notícia!

Entenda quais são os malefícios da opção e veja como escolher o melhor produto

 

 

Mais um alimento entrou para a lista de “produtos com sabor de”; ultimamente, é fácil encontrá-los nas prateleiras dos supermercados, como uma mistura láctea sabor leite condensado ou pó sabor café. Dessa vez, o requeijão aparece como uma mistura de queijo, gordura vegetal e amido, o novo “produto cremoso sabor de requeijão”.

 

Nesse caso, trata-se de um alimento ultraprocessado, ou seja, com maior processamento industrial, uma grande quantidade de gorduras, açúcares, conservantes e substâncias sintetizadas em laboratórios, que, do ponto de vista nutricional, são desbalanceadas para o nosso corpo.

 

De acordo com o Ministério da Saúde, o consumo desses alimentos em longo prazo pode resultar em doenças como hipertensão, obesidade, diabetes, osteoporose – pelo uso exagerado de corantes que contêm – e até mesmo câncer, sendo o colorretal o mais frequente.

 

Entre eles, estão a salsicha, os presuntos, os biscoitos recheados, os salgadinhos, os molhos prontos, as pizzas congeladas, os refrigerantes, a batata frita e tantos outros alimentos que já sabemos que não fazem bem para o corpo humano.

 

Escolher essa nova opção de “requeijão” nos mercados é tentadora, por conta de seus preços atrativos e por terem um sabor que não passa longe do requeijão tradicional. Pelo contrário, a elevada concentração de gordura trans deixa tudo muito mais saboroso. Contudo, não é recomendado por profissionais da saúde, como os especialistas em nutrição EAD.

 

Para quem prefere a versão original, a dica é estar atento aos rótulos, sempre observando os ingredientes e as informações nutricionais. É importante saber que um alimento é composto em sua maioria por aquilo que aparece primeiro entre os ingredientes; por exemplo, para um requeijão mais saudável: leite, creme de leite, massa coalhada e fermento lácteo, diferente do produto com sabor de algo que já existe.

 

Caso haja dúvidas, busque por opções que tenham o menor número de ingredientes e fuja dos aditivos, pois são eles que melhoram a cor, a textura e o tempo de armazenamento de um alimento, deixando-o o menos natural possível.

 

Porém, se você é uma daquelas pessoas que adora se aventurar na cozinha, pode experimentar um delicioso e muito nutritivo requeijão caseiro, fácil de fazer e com poucos ingredientes: leite, suco de limão, manteiga e sal. Dessa forma, você cuida da saúde e ainda economiza, reaproveitando tudo o que já tem em casa.

 

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!