Represa São Luiz aumenta em 800 milhões de litros sua capacidade

O sistema de comportas da represa São Luiz instalado em abril deste ano pelo DAE de Santa Bárbara d´Oeste, vai ampliar em 800 milhões de litros a reserva do lago que hoje é 2 bilhões de litros.

O prefeito de Santa Bárbara d’Oeste, Denis Andia, entregou o novo sistema de comportas da represa São Luiz, estrutura instalada em abril deste ano pelo DAE (Departamento de Água e Esgoto), proporcionando a ampliação em 800 milhões de litros a reserva de água da represa. Uma visita oficial foi realizada nesta quinta-feira (5) ao local para apresentar o novo sistema de reserva e de controle de vazão ao Ribeirão dos Toledos em época de chuvas intensas.

 

Foram instaladas quatro chapas de aço, medindo 3,75 m de comprimento, 1,53 m de altura e 6,3 mm de espessura, cada uma, em um investimento foi de R$ 149 mil com recursos próprios do DAE. A ampliação foi de mais de 10% do total de reserva disponível do município, hoje formada por sete bilhões de litros de água com as represas São Luiz (2 bilhões), Areia Branca (3,5 bilhões) e De Cillo – Pq. das Águas (1,5 bilhão).

 

Durante a visita, o prefeito ressaltou a preocupação da Administração Municipal no gerenciamento dos recursos hídricos. “Em um momento onde o nosso País e mais especificamente o Estado de São Paulo combatem com fervor as questões e dificuldades hídricas, Santa Bárbara, que vive uma situação relativamente confortável, apresenta mais uma medida inovadora”, disse Denis. “Tornamos ainda melhor o que já era bom. No Dia Mundial do Meio Ambiente temos a satisfação de entregar o aumento da nossa reserva de água e um maior controle de sua vazão. Parabenizo o DAE pela etapa concluída”, completou.

 

Ainda de acordo com o prefeito, apesar da situação confortável que vive o município com relação a reserva de água, é necessária a preocupação e o cuidado por parte de todos. “Vivemos essa situação boa porque os que já passaram por aqui tiveram a sua participação. Ao longo de sua história, Santa Bárbara contou com algumas pessoas que se preocuparam com a água de nossa cidade. Essa é mais uma ação, que somada as outras, fazem com que o município dê um passo adiante na questão hídrica”, explicou. “Damos o exemplo da preparação, da infraestrutura. Entretanto é preciso deixar claro a necessidade de cuidarmos bem da nossa água”, finalizou Denis Andia.

 

A visita oficial contou também com a participação do diretor superintendente interino do DAE, Roberto Corlatti, dos secretários Laerson Andia (Administração), Rodrigo Maiello (Governo), Rafael Piovezan (Meio Ambiente), Hamilton Cavichiolli (Obras e Serviços), Eduardo Rodella (Controle Geral), Romulo Gobbi (Segurança, Trânsito e Defesa Civil), Raquel Campagnol (Fazenda), além dos vereadores Fabiano Washington Ruiz Martinez, Celso Ávila, Edison Carlos Bortolucci Jr – Juca Bortolucci, Antonio Carlos de Souza – Antonio da Loja, Wilson de Araújo Rocha, Antonio Pereira, Giovanni Bonfim, José Luiz Fornasari – Joi, Alex Braga – Alex Backer, Ducimar de Jesus Cardoso – Kadu Garçom, Felipe Sanches e Ademir da Silva.

 

 

 

Assessoria de Imprensa

Comentários

Notícias relacionadas