O skincare deve ser parte da rotina a vida toda, porém, a pele madura pede um pouco mais de atenção e carinho.
Dentre as muitas atitudes relacionadas com o autocuidado, ter uma rotina de skincare é uma daquelas que podem ser feitas em todas as fases da vida. Em cada idade, o foco está no uso de um determinado produto e, conforme o tempo passa, a ideia é prevenir o aumento das rugas e linhas de expressão.
A partir dos 25 anos, a pele já começa a perder o viço e a elasticidade, tanto que alguns dermatologistas afirmam que já se começa a entrar na fase madura. No entanto, efetivamente, a pele é tida como madura a partir dos 40 anos.
Trata-se daquela pele com manchas acentuadas, menos elástica e com umidade reduzida, sendo necessário o uso de produtos mais específicos, como o sérum anti-aging, para diminuir as linhas finas e as rugas.
Quais outros cuidados podem ser parte da rotina noturna? E que produtos não podem faltar no seu skincare nessa fase?
Limpeza
A limpeza é uma etapa que nunca será ignorada e na rotina noturna ela se repete. Provavelmente você passou o dia fora, usou maquiagem e agora chegou o momento de dar um descanso para sua pele.
É também o momento em que você irá preparar a pele para receber os ingredientes ativos dos produtos que vão agir nas rugas e linhas de expressão. O gel de limpeza facial seguido da água micelar são ótimos para essa etapa e serão aplicados após o removedor de maquiagem.
O objetivo é limpar e remover os resíduos da maquiagem, da poluição e do protetor solar, porém, sem agredir a pele, deixando-a ressecada ou sensibilizada.
Prevenção
A pele madura também precisa de prevenção, então, essa fase é tão importante quanto a limpeza. Diferente do que muitas pessoas acreditam, prevenir não é algo indicado apenas para as peles jovens.
Mesmo que já tenha alguns sinais de envelhecimento, o objetivo desta etapa é evitar o surgimento dos próximos. O tônico é um bom aliado para equilibrar o pH da pele. Em seguida, é hora de apostar nos produtos com retinol.
O retinol estimula a renovação celular e a produção de colágeno, mas só pode ser usado à noite. Por isso, esse é o melhor horário para aplicar cremes que contêm o produto. Você pode investir em séruns ou incluir um creme hidratante com esse ingrediente e aliar com a próxima etapa.
Hidratação
Hidratar a pele é outra etapa que nunca deve ser ignorada. Inclusive, ela vai te acompanhar em todas as fases da vida, mas, como a pele madura tende a ficar mais ressecada, aqui se torna ainda mais essencial.
É permitido usar um hidratante clássico, no entanto, por que não aliar a etapa de hidratação com a de prevenção e correção? Selecione produtos que contenham retinol, ácido hialurônico, ceramidas e peptídeos.
Outra dica é dedicar mais tempo à área dos olhos. Nessa região, as rugas e linhas finas costumam ser mais visíveis, sem contar que é um local do rosto que tende a ficar mais ressecado. Use um creme próprio para a área dos olhos e aplique sem pressa, massageando com carinho.
Correção
A etapa de correção, como já diz o nome, está relacionada com corrigir. Ou seja, aqui, você irá trabalhar nas rugas, linhas de expressão e olheiras, em questões já existentes na pele.
Não é muito diferente do que é feito na prevenção e hidratação, o único detalhe é trabalhar com produtos que ajudem a amenizar o aspecto envelhecido dessa área abaixo dos olhos.
Vale aliar com o hidratante e aplicar delicadamente, aproveitando para massagear a região para garantir que o produto se fixe na pele e também estimulá-la. Alguns minutos em frente ao espelho já serão suficientes e vão te permitir esse momento de autocuidado.
VEJA TAMBÉM
Neymar e Ivete Sangalo são as celebridades mais carismáticas do país, aponta estudo com brasileiros
6 curiosidades sobre o presídio de Tremembé
Diogo Portugal lança primeiro livro com textos originais de stand-up comedy