24horas Variedades 

Reforma no quarto infantil: 5 dicas essenciais

Quando os bebês passam para a primeira infância ficam ainda mais cheias de energia e curiosidade para desbravar o mundo. É daí que seus quartos precisam de algumas  transformações. O berço sai de cena e entra a cama, e espaços especiais devem ser criados para diversão e também para os deveres de casa e estudos.

 

Muito além da transformação estética, essa reforma deve preparar o ambiente para se tornar um espaço aconchegante, acolhedor, funcional, seguro e estimulante para suas brincadeiras e descobertas, tornando-se um verdadeiro mini universo para os pequeninos.

 

Reunimos algumas dicas que vão ajudar os pais de primeira viagem e até mesmo os que já são experientes na criação de um espaço incrível para as crianças. Confira!

Pisos

Imagem/Reprodução: Instagram (/uauababy)

 

Para facilitar a rotina de limpeza e promover o bem-estar das crianças evite carpetes, pois suas fibras retêm poeira e criam o ambiente ideal para a proliferação de ácaros.  Há uma enorme variedade de pisos e revestimentos removíveis e de fácil manutenção disponíveis no mercado.

 

Algumas boas opções são os pisos vinílicos ou laminados, fáceis de instalar e higienizar principalmente nessa fase em que pequenos incidentes com tintas, massinhas e até alimentos são muito comuns.

 

Para as brincadeiras no chão, os tapetes educativos em EVA ou emborrachados são uma excelente opção para evitar escorregões e proteger a criança do contato direto com o assoalho frio.

Paredes

Imagem/Reprodução: Instagram (/e.t.shown_home)

 

Para decoração mais lúdica, os papéis de parede são excelentes opções fáceis de aplicar e que colorem as paredes em diferentes padrões e temas. No entanto, esse material não está à prova das brincadeiras, canetinhas, massinhas e tantas outras coisas que podem manchá-lo.

 

Um sugestão é pintar as paredes com tintas laváveis ou até mesmo dedicar um espaço para criar uma parede-lousa onde os pequenos poderão desenhar e colorir as superfícies sem grandes aos revestimentos.

Prateleiras

Imagem/Reprodução: Instagram (_bananika)

 

Instalar prateleiras na altura das crianças é um excelente truque decorativo e também de organização. Tudo o que você quiser que fique à mão das crianças estará sempre à disposição.

 

Além disso, os pequenos podem ajudar a guardar seus livros e brinquedos nas prateleiras desde cedo, criando um cantinho especial só para seus pertences.

 

Ap prateleiras funcionam bem em quartos de todos os tamanhos e são ainda mais funcionais para cômodos pequenos.

 

Caixas organizadoras

Imagem/Reprodução: Pinterest

Outros itens importantes que ajudam a manter a ordem e ainda dão um toque decorativo moderno e descolado são as caixas organizadoras.

Elas podem ser coloridas, temáticas, com personagens favoritos e vão enfeitar o quarto ao mesmo tempo em que agregam praticidade para a arrumação do mar de brinquedos.

 

Escrivaninha

Imagem/Reprodução: Pinterest

 

Por mais que a mesa da cozinha possa servir também para fazer a lição de casa, é importante criar um espaço no quarto voltado apenas aos estudos e jogos. Uma escrivaninha vai ajudar a criança a ter um local só dela para escrever, desenhar, pintar, criar e também entender que precisa de tranquilidade e um local exclusivo para seus estudos diários.

 

Vale lembrar que é importante evitar móveis com quinas e pontas que possam machucar a criança em caso de acidentes. Protetores de canto em silicone são uma boa opção para evitar incidentes.

 

 

Comentários

Notícias relacionadas