Por
Diretoria de Comunicação da Prefeitura de Nova Odessa/SP
Começou nesta segunda-feira (10/07) mais uma etapa da obra de reforma e modernização do HMNO (Hospital e Maternidade Municipal de Nova Odessa), principal unidade da Rede Municipal de Saúde Pública mantida pela Prefeitura da cidade. Trata-se da construção do futuro acesso de veículos e ambulâncias diretamente ao Pronto Socorro do Hospital.
Segundo as secretarias municipais de Obras, Projetos e Planejamento e de Saúde, graças ao novo acesso pavimentado, quando a obra estiver totalmente concluída, os pacientes que buscam atendimento no Hospital e Maternidade Municipal não precisarão mais descer do carro na calçada, tendo acesso direto às novas recepções adulto e pediátrica (que também serão “separadas”, com portas exclusivas para cada público).
Por isso, durante essa semana e a próxima, a Secretaria Municipal de Saúde pede a compreensão dos usuários do Hospital, em função das restrições na entrada provisória do PS adulto (que continua atendendo normalmente, 24h por dia). Da mesma forma, o atendimento do Pronto Socorro Pediátrico do HMNO continua ocorrendo normalmente, mas pela entrada dos “fundos” do prédio.
Iniciada em maio deste ano e orçada previamente em R$ 3 milhões em investimentos, a reforma do prédio do Hospital e Maternidade Municipal Doutor Acílio Carreon Garcia segue acontecendo gradativamente, com a execução das obras da recepção, fachada e laboratório.
Além de uma nova fachada, com recuo para o desembarque de pacientes de veículos, a reforma do Hospital vai abranger todas as salas do Pronto Socorro, hoje utilizadas para recepção, triagem, enfermagem, medicação, inalação e observação de adultos, bem como a Pediatria. Também será iniciada, em breve, a reforma da cozinha.
“Estamos fazendo esse investimento para dar um melhor atendimento à população de Nova Odessa, e também melhorar as condições de trabalho dos nossos servidores. É um investimento dos cofres do próprio Município em prol dos munícipes, a primeira grande reforma do Pronto Socorro em 30 anos”, afirmou recentemente o prefeito Cláudio Schooder (o Leitinho) ao vistoriar as obras.
O atendimento aos moradores não foi suspenso devido à reforma e segue sendo adaptado a cada etapa dos trabalhos. Por isso, a secretária municipal de Saúde, Jaqueline Serrano, pede paciência e a compreensão dos moradores de Nova Odessa neste período de obras.
A antiga entrada lateral pela Rua Aristides Bassora foi recuperada e serve provisoriamente como recepção para o Pronto Socorro Adulto. Já o Pronto Socorro Infantil está atendendo nos fundos do prédio, onde em 2021 funcionou a “Ala Respiratória” para pacientes graves da Covid-19, e a recepção é pela Rua Waldemar Ignowski (entre o HMNO e o Paço Municipal).
PROCURE O PAM
Outra medida tomada durante a reforma do Hospital é a ampliação do horário de atendimento do PAM (Pronto Atendimento Municipal) do Jardim Alvorada (antiga UR – Unidade Respiratória), que fica na Rua das Imbuias, ao lado da UBS 5. O local passou a contar, inclusive, com raio x próprio.
O PAM do Alvorada funciona diariamente, inclusive nos finais de semana e feriados, das 7h às 21h. Foram feitas diversas melhorias recentes no prédio da antiga Unidade Respiratória, dentro do “pacote” de intervenções nos prédios da Rede Básica, exatamente para fazer frente a este aumento da demanda durante as obras no HMNO.
VEJA TAMBÉM
Presidente e diretor do Sincomercio participam de atividades em Piracicaba
Americana recebe Festival Japa e Rock com gastronomia, cultura japonesa e concurso de cosplay
54% dos bares e restaurantes da região de Campinas iniciam segundo semestre com alta no faturamento