Fraldinha, costela e contra-filé estão entre os cortes bovinos com maiores quedas; batata, cenoura, ovos, cebola e tomate também ficaram mais baratos
A queda de preços das carnes bovinas, suínas e de frango em julho deixou o churrasco mais acessível para os paulistas. Acompanhamentos tradicionais, como maionese e vinagrete, também registraram recuo nos valores, segundo o Índice de Preços dos Supermercados (IPS), calculado pela APAS – Associação Paulista de Supermercados em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe).
Entre as carnes bovinas, os destaques foram a fraldinha (-4,19%), o contra-filé (-2,74%) e a costela (-2,06%). No caso dos suínos, o lombo com osso apresentou queda de 3,09%, seguido pelo pernil com osso (-1,37%) e pela costela suína (-1,36%). Já o frango teve recuo médio de 3,74% no mês.
Os acompanhamentos também ficaram mais acessíveis. Entre os ingredientes da maionese, a batata liderou as reduções, com expressivos -32,35%, seguida pela cebola (-13,99%), cenoura (-3,05%), ovos (-1,69%) e tomate (-0,82%).
De acordo com o economista-chefe da APAS, Felipe Queiroz, a recente tarifa de 50% imposta pelos Estados Unidos sobre produtos brasileiros, incluindo carnes bovinas, pode influenciar os preços nos próximos meses.
“Os Estados Unidos são o segundo maior importador brasileiro, atrás apenas da China. O aumento das tarifas tende a reduzir a demanda norte-americana e ampliar a oferta no mercado doméstico, o que pode pressionar os preços para baixo no curto prazo. Já em médio e longo prazos, parte dessa produção deverá ser redirecionada a outros mercados caso as exportações aos EUA diminuam”, explicou.
Sobre a APAS – Com 54 anos de tradição, a Associação Paulista de Supermercados representa o essencial setor supermercadista no estado de São Paulo e busca integrar toda a cadeia de abastecimento com a sociedade. A entidade possui 3 distritais na cidade de São Paulo e 13 regionais distribuídas estrategicamente pelo Estado.





VEJA TAMBÉM
Morte de trabalhador em fábrica de açaí no Amazonas reacende debate sobre responsabilidade em acidentes de trabalho
Fhoresp aposta em retomada após crise do metanol e propõe dez ações para mitigar adulteração de bebidas
URGENTE: Risco de desabamento na Zona Leste de São Paulo coloca 600 vidas em perigo