SB24Horas

Notícias na hora certa!

Recitar 2022 traz tema ‘empatia’ em poemas barbarenses

 Alunos e grupos de teatro já podem ir trabalhando em poemas e esquetes para projeto

A Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste lança a edição 2022 do “Projeto Recitar – a palavra em Verso Vivo”. Estudantes e grupos de teatro já podem ir trabalhando em poemas e esquetes para o Concurso de Encenação de Poemas. As inscrições serão de 11 a 22 de abril e as apresentações entre os dias 9 e 13 de maio no Teatro Municipal “Manoel Lyra”.

Voltada a estudantes barbarenses de Escolas Públicas e Particulares do Fundamental, do Ensino Médio e Técnico, e grupos barbarenses de teatro – que poderão participar em categoria própria ou como convidados, a iniciativa visa despertar e cultivar o interesse pelas obras poéticas da Língua Portuguesa e valorizar novos talentos literários barbarenses e conta também com parceria do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Diretoria de Ensino de Americana.

Na edição de 2022, a Categoria de Autor Consagrado deverá ter apenas poemas de autores contemporâneos, com o intuito de fazer com que os participantes pesquisem as obras dos autores da atualidade e de todas as nações cujo idioma seja a Língua Portuguesa.

Já na Categoria Autoria Barbarense, o poema deverá ser inédito e trazer o tema “empatia” – procurar experimentar de forma objetiva e racional o que sente o outro a fim de tentar compreender sentimentos e emoções.

Calendário das apresentações:

Dia 9 (segunda-feira) – Categoria Infantil, destinada aos alunos do 4º e 5º anos;

Dia 10 (terça-feira) – Categoria Juvenil, destinada aos alunos do 6º ao 9º ano;

Dia 11 (quarta-feira) – Categoria Ensino Médio e Técnico;

Dia 12 (quinta-feira) – Categoria Grupos de Teatro, destinada aos grupos barbarenses de teatro profissionais e/ou amadores, inclusive extensivo aos grupos vinculados à Cultura Popular e às Instituições Religiosas;

Dia 13 (sexta-feira) – Reapresentações das Melhores Esquetes de Autoria Barbarense e Melhores Esquetes de Autor Consagrado de cada categoria, não estando incluídas nesse caso as esquetes que se classificarem em segundos e terceiros lugares.

A ordens das apresentações das esquetes das quatro categorias serão definidas por meio de sorteios no dia 26 de abril, às 8h30, no Salão Nobre da Secretaria Municipal de Educação (Rua Graça Martins, 680 – Centro).

Os ensaios dos esquetes estão previstos entre os dias 2 a 5 de maio no Teatro Municipal “Manoel Lyra”, com horários disponibilizados no período da manhã, da tarde e da noite – definidos conforme sorteio.

Ingressos

As Instituições de Ensino e os Grupos de Teatro receberão ingressos para o dia das apresentações para acomodar seus convidados, declamadores, elenco, o diretor/encenador e os técnicos de som e luz, pois após as apresentações, eles deixarão os bastidores e se juntarão aos seus convidados na plateia para acompanhar as apresentações dos demais esquetes, bem como a Cerimônia de Encerramento e Premiação. Para isso, será obedecida a lotação do teatro.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (19) 3464.9424 ou pelo e-mail teatro.cultura@santabarbara.sp.gov.br