Realize o teste rápido de Aids

O carnaval passou e agora é hora de realizar o Teste Rápido após possíveis situações de risco. Estimativas do Ministério da Saúde indicam que existem hoje no Brasil cerca de 630 mil pessoas vivendo com o HIV, o vírus da aids. Dessas, 255 mil nunca teriam feito o teste e por isso não conhecem sua sorologia. O diagnóstico é fundamental para o controle da epidemia.

Saber se tem o HIV precocemente permite começar o tratamento no momento certo e ter uma melhor qualidade de vida.  Além disso, mães soropositivas podem aumentar suas chances de terem filhos sem o HIV, se forem orientadas corretamente e seguirem o tratamento recomendado durante o pré-natal, parto e pós-parto.

Campanha – O vídeo da campanha busca reduzir as condições de vulnerabilidade em relação ao HIV/aids, às hepatites virais e a outras doenças sexualmente transmissíveis (DST).

Testes – Os testes para detectar o vírus HIV são realizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) sigilosa e gratuitamente. Os laboratórios da rede particular também realizam. Nos Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA), que são unidades da rede pública, os exames podem ser feitos inclusive de forma anônima.

Ao receberem o resultado, os pacientes passam por um processo de aconselhamento, feito de forma cuidadosa, com o objetivo de facilitar a interpretação do resultado pelo paciente.

Fonte: Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais

Comentários

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta